Nova forma de fazer | Boqnews

Vida +

29 DE SETEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Nova forma de fazer

Já se foi a época em que ir à academia era sinônimo de rotina. A criação de novas modalidades fez com que as salas de academia ofereçam muito mais do que as tradicionais repetições enjoativas. Hoje, elas mostram que é possível se manter em forma de uma maneira prazerosa. As modalidades atendem a todos os […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Já se foi a época em que ir à academia era sinônimo de rotina. A criação de novas modalidades fez com que as salas de academia ofereçam muito mais do que as tradicionais repetições enjoativas. Hoje, elas mostram que é possível se manter em forma de uma maneira prazerosa.

As modalidades atendem a todos os gostos e não perdem o objetivo principal,  o de trabalhar o corpo. “As novidades são tão freqüentes que, às vezes, os médicos desconhecem o tipo de exercício mais indicado para alguns pacientes”, diz a professora de Educação Física e pedagoga, Gisele Souza.

Um dos exemplos é o programa Flexi Bar.  Novidade em algumas academias da Cidade, ele promete um treino multifuncional, melhoria na postura e estética abdominal, além de ser divertido e contagiante.



O Flexi Bar é uma barra que, quando vibrada, proporciona benefícios para o eqüilíbrio e postura corporal. Desenvolvida inicialmente pela Nasa e adaptada para o exercício, ela fortalece os músculos estabilizadores que unem as vértebras, trazendo alguns resultados estéticos, especialmente na região abdominal.



“A ação vibratória dos exercícios faz com que o músculo seja requisitado constantemente e se fortaleça, contribuindo para a diminuição da circunferência abdominal”, diz o professor de Educação Física e psicomotricista, Saulo Santos de Lima.

Construída com material flexível, a barra deve ser agitada por meio de movimentos coordenados dos braços. Essa vibração é transmitida ao corpo produzindo um trabalho nos músculos estabilizadores dorsais e abdominais. A contração e fortalecimento desses músculos mais profundos, que ocorre de maneira involuntária, dará sustentação à coluna melhorando a postura e a estética do abdômen.



“Pessoas que sofrem de dor nas costas sentem uma melhora de 90%, pois a vibração atinge a musculatura mais profunda, por isso chega à coluna”, completa.

A barra pode ser usada em diversas posições, tais como em pé, sentado, ajoelhado, ou deitado. Leve e portátil, o equipamento permite um treino simples e divertido e pode ser praticado por pessoas de todas as idades e de diferentes níveis de condicionamento.

Fight Max

Para os que preferem uma aula mais agitada a novidade é o Fight Max. Mesclando movimentos de boxe e artes marciais, a aula é considerada uma evolução do fitness de combate. “O grande diferencial é que conseguimos trabalhar, também, os membros inferiores, que não exercitamos no kickboxing, por exemplo”, diz Saulo.



As aulas coreografadas incentivam a coordenação motora, que diminuem com o tempo. “Ela incentiva a produção das células que alimentam os hormônios”, explica o professor. A intensidade dos movimentos é grande mas, segundo Saulo, é possível adequar as aulas às necessidades individuais do alunos. De acordo com ele, é possível perder cerca de 700 calorias em uma aula. “O gasto calórico é grande, por isso o Fight Max é indicado, também, para quem quer perder peso”, acrescenta.

Na água

As novidades não estão apenas nas salas de aula.  O conhecido Jump Fit (aula onde se utiliza um mini-trampolim), por exemplo, agora pode ser praticado dentro da piscina, ganhando o nome de Hidro Jump.



Com o auxílio de camas elásticas que ficam dentro da piscina, o aluno impulsiona o corpo dando saltos e treinando o eqüilíbrio. “É uma atividade indicada para quem quer emagrecer ou ganhar força muscular”.  Segundo Gisele, outra vantagem da modalidade é o fato de ser um exercício aeróbico de baixo impacto com o risco mínimo de lesões. Conforme ela, outra diferença para a hidroginástica é que com o Hidro Jump é possível perder mais peso.

A aula também trabalha o fortalecimento muscular, principalmente, do glúteo, abdômen e pernas. “Costumo dizer que a aula na água é democrática, pois cada um pode buscar o seu ritmo. Se o objetivo é perder peso, você aumenta a velocidade dos movimentos; se você quer definição muscular, você intensifica outros”,  diz.

Seja qual for a modalidade, o importante é arranjar um espaço na agenda para a prática de atividade física.  Além de manter o corpo em forma, os exercícios são fundamentais para a saúde, pois proporcionam melhora na qualidade de vida.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.