Campanha

Novembro Azul visa detecção precoce do câncer de próstata

Homens com mais de 45 anos serão submetidos ao exame de PSA em Santos

06 de novembro de 2017 - 10:02

Da Redação

Compartilhe

Agora é a vez dos homens! A Campanha Novembro Azul, que visa à detecção precoce do câncer de próstata começa em Santos. Os homens com mais de 45 anos serão submetidos ao exame de PSA, feito a partir de uma coleta de sangue agendada nas policlínicas.

Para participar da campanha é bem simples: basta comparecer à policlínica do bairro onde mora e solicitar o exame. Os pacientes cujo resultado apresentar alteração terão consulta agendada com prioridade com o clínico da unidade, que poderá encaminhá-lo ao urologista, se necessário.

A maioria dos tumores de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável, por isso é tão importante testar a dosagem da proteína PSA no sangue, cujo limite aceitável é abaixo de 4ng/ml. Valores mais altos precisam ser investigados, a fim da confirmação ou não da doença.

A Pinacoteca Benedicto Calixto e as palmeiras imperiais da Avenida Ana Costa (entre a avenida da praia e a Praça da Independência) estarão iluminadas de azul durante o mês em alusão à campanha.

Programação para eles

A Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal – Capep Saúde tem vagas para diversas atividades em comemoração ao Novembro Azul e ao Dia Internacional do Homem, a serem realizadas na Rua Ceará,11, Pompeia, no dia 16 de novembro. O telefone para informações é 3205-5020.

Haverá ainda a arrecadação de produtos de higiene pessoal, material de limpeza e alimentos não-perecíveis, que serão doados para a instituição filantrópica Padre Antônio.

LEIA TAMBÉM: