Número de mães doadoras de leite sobe 83% | Boqnews

Vida +

02 DE OUTUBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Número de mães doadoras de leite sobe 83%

As mães brasileiras colaboram cada vez mais com os bancos de leite do País. Em 2008, 110.648 mulheres foram aos postos de coleta contra 60.441, em 2003. Os dados são do Ministério da Saúde, que lançou na quinta-feira  ( 1º), a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. O objetivo é incentivar as mães a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As mães brasileiras colaboram cada vez mais com os bancos de leite do País. Em 2008, 110.648 mulheres foram aos postos de coleta contra 60.441, em 2003. Os dados são do Ministério da Saúde, que lançou na quinta-feira  ( 1º), a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. O objetivo é incentivar as mães a doarem leite e sensibilizar a população sobre a importância do alimento para as crianças.

A expectativa para 2009 é aumentar em 10% o volume de leite materno coletado nos postos distribuídos no País e a quantidade de crianças atendidas pelos bancos de leite nacionais.

Alimento Fundamental
O banco de leite atende às necessidades de bebês prematuros e dos que estão internados em situação de alto risco. É dessas reservas que as unidades de terapia intensiva neonatais e pediátricas obtem o alimento essencial para os bebês que não podem receber diretamente de suas mães.

Isso acontece quando os bebês não podem sair da incubadora,  não tem força para a sucção ou  apresentam condições clínicas desfavoráveis. Nesses casos, precisam receber o leite por meio de sonda ou em pequenos copinhos.

É pela constante demanda que os estoques dos bancos de leite precisam estar sempre abastecidos. No Brasil, um estudo feito em 14 municípios da Grande São Paulo, em 2003, apontou que a estimativa média de impacto da amamentação sobre o Coeficiente de Mortalidade Infantil foi de 9,3%.

Em Santos
Referência na região da Baixada Santista, o Centro de Lactação do Hospital Guilherme Álvaro recebe doações de leite materno. Nos casos em que a mãe não pode se deslocar até o banco de leite, há um serviço, gratuito, que recolhe o material na residência da doadora. O banco de leite oferece, também, um serviço de orientação de amamentação, gratuito, para as mães de primeira viagem. As interessadas em doar leite ou receber orientação podem entrar em contato com o Centro de Lactação do Hospital Guilherme Álvarp pelo telefone 3202-1300

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.