O inverno requer maiores cuidados com os fios e o couro cabeludo | Boqnews

Vida +

15 DE JULHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

O inverno requer maiores cuidados com os fios e o couro cabeludo

O inverno pode causar inúmeros incômodos ao corpo devido às baixas teperaturas, tempo chuvoso e até pelos ventos, que causam  ressamento da pele e dos cabelos. Além do ressecamento, os fios e o couro cabeludo podem sofrer com alguns problemas como caspas, coceiras e queda de cabelo. CaspaSegundo a dermatologista Caroline Semerdjian Cividanes, a principal […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O inverno pode causar inúmeros incômodos ao corpo devido às baixas teperaturas, tempo chuvoso e até pelos ventos, que causam  ressamento da pele e dos cabelos. Além do ressecamento, os fios e o couro cabeludo podem sofrer com alguns problemas como caspas, coceiras e queda de cabelo.


Caspa
Segundo a dermatologista Caroline Semerdjian Cividanes, a principal doença que atinge o couro cabeludo é a dermatite seborreica, conhecida como caspa.


Estudos comprovam que a caspa pode piorar com o frio, pois a pele fica mais irritada e inflamada pelo clima seco, sendo que cerca de 2 a 5% da população pode ter caspa crônica, com períodos de melhora e piora.
A doença pode surgir mais intensamente nos recém-nascidos e a partir da adolescência, pela intensa atividade das glândulas sebaceas. Segundo a médica, a principal causa da caspa é o excesso de oleosidade do couro cabeludo.


Tratamento
Para o tratamento da caspa existem inúmeras opções no mercado, porém convém consultar um dermatologista para saber qual deles é o recomendado ao tipo de cabelo. “Normalmente, o tratamento consiste na utilização de xampus e medicamentos específicos”, conta.


Dicas
A dermatologista afirma que a principal forma de evitar a caspa é impedir o excesso de oleosidade no couro cabeludo. “Isto é possível retirando, por exemplo, todo condicionador dos cabelos, principalmente da raiz”, diz. “Outra forma de evitar a caspa é não utilizar cremes capilares do tipo sem enxague”, conta. Caso seja  necessário, a dica é passar somente no comprimento e nas pontas do cabelo.


Higiene
A dermatologista afirma que manter uma boa higiene dos cabelos é um dos fatores princiais para manter a caspa longe do couro cabeludo. “Não é necessário lavar os cabelos diariamente. O suficiente seria cerca de três vezes por semana, com produtos indicados a cada tipo de cabelo”, recomenda.


Queda de Cabelo
A queda de cabelos, segundo a especialista, pode ocorrer por inúmeros motivos. “Dentre eles está a própria caspa, além de outros fatores biológicos e genéticos como calvície, pós parto, doenças da tireoide”, afirma. Outra causa de queda de cabelo é a falta de nutrientes no organismo e estresse. “E após regimes alimentares, quando o indivíduo perde muito peso em um curto intervalo de tempo”, diz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.