Sem proteção adequada, o sol pode causar doenças nos lábios | Boqnews

Verão

16 DE JANEIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Sem proteção adequada, o sol pode causar doenças nos lábios

Saiba a importância de proteger os lábios do sol

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O verão é a época do ano em que se usa roupas leves e partes do corpo ficam mais expostas. Quando se trata de proteção, sabe-se que é essencial o uso do óculos de sol e o famoso protetor solar. Desta forma olhos e pele estão protegidos. Umas pequena área do corpo, porém, normalmente fica sem proteção, por desconhecimento ou por esquecimento: os lábios.

“Há um conhecimento geral sobre os malefícios do sol, muito difundidos pelos dermatologistas, porém a população se esquece de que o lábio também faz parte deste conjunto e deve ser protegido”, afirmou o dentista estomatologista, José Narciso Rosa Assunção Junior. Segundo ele, a radiação solar ultravioleta (UV) recebida sem proteção pode provocar dois tipos de doença, um considerado benigno e outro maligno. “O tipo benigno é conhecido como queilite actínica e é comum em pessoas que tomam muito sol e não se protegem. Ela é considerada benigna, porém, com potencial de transformação em maligna”, disse o especialista.

Divulgação

Divulgação

De acordo com o grau da doença, os sintomas clínicos que podem ser observados nos lábios são: edema (inchaço) leve, áreas contendo placas brancas, ressecamento significativo, crostas, ulcerações ou erosões, além da diminuição da distinção de limites de áreas de lábios e mucosa da boca pois, segundo o dentista, cada área possui um tom de cor diferentes.

O tipo maligno é o câncer de lábio, conhecido cientificamente como carcinoma epidermoide ou carcinoma de células escamosas. “Ele pode se desenvolver em qualquer região da boca, não sendo então, um tipo de câncer exclusivo para os lábios. Porém, a causa do câncer ocorrer no lábio é exclusivamente devido à radiação ultravioleta vinda do sol e ocorre com mais frequência no lábio inferior”, informou Junior.

O estomatologista afirmou que é muito comum as pessoas se preocuparem em passar o protetor solar na pele do corpo que está exposta e se esquecem do lábio. “A prevenção para as doenças de lábio são bastante comuns e igualmente difundidas para as doenças de pele: o uso de protetor solar. Neste caso, o recomendado é o protetor exclusivo labial com fator de proteção solar alto – acima dos 30 FPS, além do uso de bonés e chapéus de aba larga”, ressaltou.

Segundo José Narciso, a prevenção deve ser seguida para todos, porém há dois perfis que merecem maior atenção pois as chances de desenvolver um tipo de lesão são altas. “O primeiro são os profissionais que trabalham expostos ao sol, como trabalhadores rurais, de praia e da zona portuária. Assim como as pessoas de pele clara, por possuírem menor produção de melanina, uma proteção natural do corpo. Homens e mulheres são suscetíveis da mesma forma, o que é relevante é o tempo de exposição à radiação ultravioleta”, finalizou. O diagnóstico deve ser feito por um dentista estomatologista (ou por um dermatologista que encaminhará ao dentista estomatologista) que fará uma análise clínica, encaminhará para uma biópsia, fará o diagnóstico e indicará o melhor tratamento.

Dados sobre Câncer Bucal
Entende-se boca toda a extensão relacionada aos dentes, gengivas, lábios, língua, palato (céu da boca), bochechas, orofaringe e glândulas salivares. Os últimos dados atualizados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) são de 2016, onde indicavam uma estimativa desta doença em regiões específicas da cavidade oral em quase 15.500 novos casos no Brasil. Ainda não há um estudo de expectativas de casos para 2017.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.