Santos se transforma em capital da Odontologia nacional nesta semana | Boqnews
Vários eventos estão programados para ocorrer em Santos ao longo desta semana ligados à área de Odontologia. Foto: Divulgação

Eventos

20 DE NOVEMBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Santos se transforma em capital da Odontologia nacional nesta semana

Diversas atividades estão programadas para ocorrer em Santos, no litoral paulista, até a próxima sexta ligadas à área da Odontologia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos, no litoral paulista, será sede de importantes eventos da Odontologia entre os dias 21, 22, 23 e 24 de novembro.

Entre as programações previstas para a cidade estão: reunião do Plenário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a entrega da Medalha Tiradentes para o Presidente do Conselho Federal de Odontologia.

E ainda: a Assembleia Conjunta do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) e o Fórum de Odontologia Hospitalar.

Presidente do Crosp-SP, Braz Antunes, enfatizou a importância de Santos sediar eventos ligados ao setor odontológico, inclusive a entrega da maior honraria, a medalha Tiradentes, Juliano do Vale. Foto: Carla Nascimento/Arquivo

Agenda

Reunião do Plenário do CROSP

Nesta terça (21), o Plenário do CROSP, composto pelos nove Conselheiros de diversas localidades do estado de São Paulo estarão reunidos no Bourbon Santos Convention Hotel.

Assim, eles irão definir as ações e atividades a serem realizadas pela Autarquia.

Além de colocar em pauta assuntos desde a avaliação dos projetos já realizados neste ano, a ações que serão tomadas até o final de 2023.

Medalha Tiradentes

Por sua vez, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) entregará, em solenidade, na quarta-feira (22), a maior honraria que a Autarquia concede a um profissional da Odontologia, a Medalha Tiradentes.

Dessa forma, quem receberá a homenagem é o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale.

Assim, a solenidade será realizada na Sala Princesa Isabel, da Prefeitura Municipal de Santos, a partir das 18h30.

Além disso, contará com autoridades da cidade e importantes nomes da Odontologia, do estado de São Paulo e do País.

Aliás, o próprio prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos) é cirurgião-dentista de formação.

O presidente do CROSP, Braz Antunes, ressalta a importância da Medalha Tiradentes, criada no dia 25 de fevereiro de 1992.

“Essa é a mais alta honraria do CROSP, entregue a personalidades que contribuem de forma relevante com a Odontologia, como é o caso do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO),  Juliano do Vale, que muito contribui com a Odontologia do País conquistando diversos benefícios e avanços para a área”.

Para participar do evento, que é limitado (150 vagas), inscreva-se por meio do link a seguir: https://forms.gle/TUvKR8wxgSf73yP17

Assembleia Conjunta do CFO e CROs

Além disso, a Assembleia Conjunta do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) ocorre na quinta-feira (23), das 8h às 18h, de forma inédita em Santos, no Bourbon Santos Convention Hotel, bairro do Gonzaga.

Assim, a Assembleia reúne os 27 CROs do país e delibera assuntos importantes para a Classe Odontológica.

Aliás, a última, realizada em Palmas (TO), dia 23 de agosto, foi a data em que os CROs e o CFO aprovaram a mudança da Odontologia Hospitalar de Habilitação para Especialidade Odontológica.

Dessa forma, a última Assembleia Conjunta do CFO e CROs que ocorreu no estado de São Paulo foi em 2017, na capital.

Para Santos, sediar a próxima, seis anos depois, é um marco.

Afinal, além de ser um evento de grande porte, é um dia em que estarão reunidos os presidentes dos 27 Conselhos do país e o Plenário do Conselho Federal de Odontologia, composto por 17 Conselheiros de várias capitais brasileiras, em um momento de destaque para a Odontologia do Brasil.

Assim, o presidente do CROSP, Braz Antunes, reforça que esse é um momento fundamental para conquistas da área.

“Essa integração é muito importante para que os CROs de todo o Brasil caminhem na mesma direção e troquem informações consideráveis sobre as características de cada região e os projetos em conjunto”, diz.

“É uma honra e uma enorme satisfação trazer para Santos, pela primeira vez em quase 60 anos, um evento desse porte, com todo o Brasil no estado, especialmente em Santos”, completa.

Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista

Dessa forma, com o objetivo de abordar e discutir assuntos importantes sobre a mais nova especialidade, Odontologia Hospitalar, na sexta-feira (23), a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e o Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon), com apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), promoverão o Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista.

Assim, o evento ocorre no Bourbon Santos Convention Hotel, em Santos.

Por sua vez, o Fórum colocará em pauta diversos temas sobre a mais nova Especialidade da Odontologia.

Ela recebeu aprovação em 23 de agosto deste ano, na Assembleia Conjunta do CFO e CROs realizada em Palmas (TO).

Na ocasião, a Odontologia Hospitalar teve votação favorável por unanimidade, a mudança de Habilitação para Especialidade.

Assim, a Odontologia Hospitalar ganhou espaço significativo para a saúde de toda a população devido a sua contribuição, especialmente, no combate à Covid-19.

Aliás, naquele momento,  os Cirurgiões-Dentistas se tornaram profissionais importantes nos atendimentos a pacientes em leitos hospitalares e em Unidades de Terapias Intensivas (UTI).

Além desses atendimentos, a Especialidade conta com profissionais preparados para atuar no ambiente hospitalar, garantindo assim, mais saúde e bem estar aos pacientes.

Agora, a classe odontológica aguarda a publicação da resolução CFO para que haja a regulamentação da nova
especialidade.

Dentre os nomes que estarão nos painéis de discussão do Fórum estão: a presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar, a Cirurgiã-Dentista e especialista, Dr. Denise Caluta Abranches.

E ainda:  os membros da mesma Câmara Técnica, os Cirurgiões-Dentistas,  Keller de Martini e Reinaldo Oliveira Guedes Junior.

Além do Diretor da Comissão de Ética do CROSP, Pablo Pistoni, também explanará sobre Ética Profissional.

Para participar do fórum basta fazer as inscrições,  limitadas (200 vagas) e gratuitas, pelo link:
https://forms.gle/DbxX4hWohXz2MTmAA

Serviço:

Entrega da Medalha Tiradentes
Local: Prefeitura Municipal de Santos – Sala Princesa Isabel – Praça Visconde de Mauá – s/n Centro – Santos.
Data: 22/11/2023 – quarta-feira
Horário: 18h30
Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista
Local: Bourbon Santos Convention Hotel – Salão Diamante – Av. Marechal Floriano Peixoto, 42 –Gonzaga –
Santos
Data: 24/11/23 – sexta-feira
Horário: das 8h às 18h
Observação: A reunião do Plenário do CROSP e a Assembleia Conjunta do CFO e CROs não serão abertas ao
público.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.