Oficina em Santos ensina técnicas de massagem para bebês a mães e profissionais | Boqnews
Foto: Carlos Nogueira

Saúde

14 DE NOVEMBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Oficina em Santos ensina técnicas de massagem para bebês a mães e profissionais

Fisioterapeuta demonstra movimentos que devem ser feitos para melhorar circulação e dar segurança emocional ao bebê

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Profissionais da Saúde e mães de recém-nascidos na Maternidade Municipal Silvério Fontes (Castelo) participaram de uma capacitação, na tarde da segunda-feira (13).

Sendo assim, para aprender técnicas da massagem shantala, que proporciona relaxamento e ajuda no desenvolvimento dos bebês. Promovida pela Secretaria de Saúde de Santos, a oficina foi ministrada pela fisioterapeuta Ana Paula Lopes Marletta, na própria maternidade.

Segundo explicou a especialista, a técnica pode ter execução a partir do primeiro mês de vida, até duas vezes por dia.

Portanto, deve-se observar se o bebê está confortável e não está chorando. “A shantala pode ser aplicada tanto pela mãe quanto pelo pai, ou por quem estiver cuidando da criança”.

Dessa maneira, técnica milenar de origem indiana, a shantala faz com que o bebê que recebe essa técnica tenha melhoria na autoestima e segurança emocional.

Além disso, o bebê tem de estar despido e a aplicação da massagem deve ser de pelo menos 40 minutos antes da mamada, preferencialmente no final do dia para favorecer o horário de dormir.

De forma suave, as mãos de quem aplica a shantala entram em contato com o peito do bebê, do centro para fora, depois no quadril, ombros, braços, abdômen e na parte posterior. A fisioterapeuta indica o uso de óleos naturais para a aplicação da técnica, que teve introdução no Brasil no final da década de 1970.

Desse modo, a shantala, explicou Ana Paula Lopes Marletta, atua nas circulações sanguínea e linfática, facilita a digestão, diminui as cólicas e acalma o bebê. Outros benefícios são a contribuição para o ganho de peso e o equilíbrio da respiração.

A oficina foi uma das ações do Novembro Roxo, pela conscientização da prematuridade.

Além disso, uma outra terá aplicação, também para profissionais da Saúde, no dia 16, às 15h, também no ‘Silvério Fontes’.

Já as mães que tiveram bebês na unidade estão sendo chamadas para outra edição da oficina, no dia 24, às 14h, na Paróquia Sagrada Família, que fica na Rua Professor Nelson Spíndola, 96 (Rádio Clube).

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.