Olhos de panda | Boqnews

Vida +

17 DE DEZEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Olhos de panda

Ao acordar, pelo sono, cansaço ou esquecimento de retirar a maquiagem, o espelho mostra pequenas ou grandes marcas ao redor do olho, arroxeadas ou escuras. Sinal de envelhecimento ou desânimo, as olheiras podem acometer homens e mulheres independentemente da idade. Motivos O membro titular da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o cirurgião plástico […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ao acordar, pelo sono, cansaço ou esquecimento de retirar a maquiagem, o espelho mostra pequenas ou grandes marcas ao redor do olho, arroxeadas ou escuras. Sinal de envelhecimento ou desânimo, as olheiras podem acometer homens e mulheres independentemente da idade.


Motivos


O membro titular da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o cirurgião plástico Nelson Letízio explica que noites mal dormidas, alimentação inadequada, estresse, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas e café estimulam o fluxo sanguíneo e dilatam os vasos da região da face, ocasionando as olheiras.


“Uma vez que o contorno dos olhos é uma área extremamente sensível, sendo a epiderme três vezes mais fina do que em todo o rosto”, diz Letízio. Podem ainda ser desencadeadas por rinite alérgica, envelhecimento cutâneo, genética e flacidez de pálpebras. “Por isso, é importante manter uma boa hidratação da face e das pálpebras”, afirma.


O doutor Orlando Sanches, cosmetólogo, esteticista e diretor-técnico da área de Pré e Pós-Operatório em Estética Facial e Corporal, completa que problemas de circulação sanguínea na região das pálpebras, aliado aos fatores citados, ajudam no surgimento das olheiras, que aterrorizam principalmente as mulheres, influenciando diretamente na autoestima.


Cuidados


Sendo uma região de grande sensibilidade, os cuidados nesta área devem ser redobrados. Óculos de sol e maquiagem são excelentes aliados no combate as olheiras porém, de acordo com o médico, só resolvem momentaneamente, adiando a solução do problema, pois as mesmas só pioram com o cansaço, inclusive no período pré-menstrual – no caso das mulheres – e avanço da idade.


Tratamentos


Segundo o médico Letízio, o tratamento de vasos na face, como as olheiras, pode ser feito com o laser próprio para tratamento, em frequência correta. O procedimento é indicado para tratar vasos superficiais mais avermelhados e finos em qualquer região da face, bem como vasos azulados localizados na pálpebra inferior. “A energia emitida pelo aparelho é absorvida pela hemoglobina resultando na coagulação do sangue e rompimento da parede do vaso, a partir daí, o vaso é reabsorvido pelo organismo e desaparece”, diz.


O paciente pode usar um protetor de olhos em forma de meia concha e pode optar também por uma pomada anestésica. A região pode ficar avermelhada e inchada, mas em até dois dias desaparecem. “A sensibilidade ao procedimento varia de acordo com cada paciente.


Não há necessidade de cuidados específicos com cosméticos ou outras técnicas, a principal recomendação é para que o paciente não se exponha ao sol antes e após o tratamento”, explica  Letízio. A recomendação é de três a seis sessões, com intervalos de um mês entre cada uma. Casa sessão custa R$ 350,00. No caso de hiperpigmentação é aplicada a luz pulsada, mais suave do que o laser  usado para os vasinhos.


Receitas Caseiras


Segundo o médico, as receitas caseiras podem amenizar as olheiras  por algumas horas, surtindo bons resultados, como é o caso do chá de camomila gelado, pois funciona como anti-inflamatório para a pele.
“A camomila é calmante e tem ação vascular”, afirma.  Outras formas de reduzir as olheiras e o inchaço dos olhos em casa são com as compressas geladas, podendo ser feitas com soro fisiológico ou chá de camomila.


O uso de cosméticos e o cuidado com a pele, como a higienização pós-maquiagem também são formas de prevenir olheiras, além da aplicação contínua do filtro solar. Orlando Sanches enfatiza: “Desde a hora de acordar até a hora de ir dormir, ficando dentro ou fora de casa”, conclui.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.