OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19 | Boqnews
Foto: Divulgação/Arquivo

Saúde

05 DE MAIO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19

Vírus agora é “problema de saúde estabelecido e contínuo”

Por: Paula Laboissière
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional.

Sendo assim, de acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Dessa forma, desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para analisar o cenário global provocado pela doença.

Durante a última sessão deliberativa, iniciada ontem (4), membros do comitê destacaram a tendência decrescente de mortes por covid-19.

Assim como, o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI) causadas pelo vírus e os altos níveis de imunidade da população.

“Ontem, o comitê de emergência contra a covid-19 se reuniu pela 15ª vez. E recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional.

Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Entretanto, isso não significa que a covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. Na semana passada, a covid-19 clamava uma vida a cada três minutos. E essas são apenas as mortes das quais nós temos conhecimento”, completou o diretor-geral.

Dados da entidade indicam que houve confirmação de 765,2 milhões de casos de covid-19 no planeta até o momento, além do registro de quase 7 milhões de mortes.

Ainda de acordo com a OMS, houve a administração de 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença em todo o mundo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.