Pandemia aumenta fatores de risco de depressão e ansiedade | Boqnews
Foto: Divulgação Caminhada de Valorização da Vida

Setembro Amarelo

25 DE SETEMBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Pandemia aumenta fatores de risco de depressão e ansiedade

Campanha do Setembro Amarelo ganha ainda mais relevância durante este período.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O mês de setembro é conhecido pela mobilização à campanha do Setembro Amarelo, marcado como o mês de Prevenção ao Suicídio. A pandemia da Covid-19 veio para bagunçar a vida e a mente de muitas pessoas, contribuindo para o aumento de depressão e ansiedade.

Devido ao isolamento social, à quarentena, o cenário de solidão, insegurança, angústia e instabilidade econômica foi agravado. Tudo isso ocorre por receio de um futuro incerto.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, continuando sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. No Brasil, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que em 2020 o número registrado foi de 12.895 suicídios.

Em Santos, os dados da rede municipal apontam que houve 22 suicídios em 2019; 31, em 2020; 13 este ano.

O Setembro amarelo aparece como reforço para sociedade entender o perigo do diagnostico tardio da depressão e compreender o quão importante é os cuidados com a saúde mental. Além de revelar como é essencial um tratamento psicológico com ajuda profissional.

Em entrevista ao Jornal Enfoque – Manhã de Notícias, a terapeuta e nutricionista, Valéria Cabral, diz que a ansiedade não aparece sozinha. “A ansiedade se inicia com picos de estresse profundo, causados por algum gatilho. A dor por si só é difícil, mas se compartilhada fica mais fácil”, diz.

Por meio da alimentação e exercícios, é possível fazer com que a depressão e a ansiedade não atrapalhem a rotina cotidiana. Uma vez que ao seguir uma alimentação saudável o corpo segue em equilíbrio, já a atividade física ajuda na criação de hormônios como serotonina e dopamina.

A depressão e ansiedade são doenças extremamente sérias e devem ser tratadas.

Existem dois tipos de ansiedade, a física e a emocional. A psicóloga, Mariângela Fortes Veiga, explica que os sintomas físicos da ansiedade se dão a partir de uma resposta do sistema nervoso autônomo, que age independente da nossa vontade, como um reflexo.

“O sistema nervoso simpático libera hormônios como a adrenalina e o cortisol, que a partir desta ação resultam em sintomas como aumento dos batimentos cardíacos, dor no peito, respiração, tremores em partes do corpo, entre outros”, explica ela, complementando que quando diagnosticada a doença, é necessário buscar uma ajuda profissional para controlar o nível de ansiedade e reverter os sinais.

Em caso de sintomas de depressão, procure a ajuda em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) próximo a sua casa ou entre em contato com Centro de Valorização da Vida, pelo número 188.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.