Parto ativo prioriza o instinto materno | Boqnews

Vida+

02 DE MAIO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Parto ativo prioriza o instinto materno

A escritora e ativista do parto ativo Janet Balascas, visita o Brasil regularmente para palestras e workshops sobre o assunto

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ultimamente, parto e maternidades são assuntos que têm marcado presença no noticiário local. Tudo por causa da polêmica de eventuais fechamentos de prontos socorros obstétricos para atendimento emergencial. Decisão que obrigava muitos bebês a terem ‘hora para nascer’, estimulando mais nascimentos por meio de cirurgias cesarianas, procedimento, aliás, que já representa 52% dos casos no Brasil quando o tema é natalidade.

Indo na contramão desse dado, existem movimentos que tentam conscientizar as gestantes quanto a preferência pelo nascimento natural e o ‘parto ativo’ é um desses segmentos.

Origem
O conceito é desenvolvido pela escritora e ativista Janet Balaskas, que esteve recentemente em Santos para realizar workshsops sobre o tema. Sul-africana, erradicada na Inglaterra e mãe de quatro filhos, (todos nascidos de partos naturais), ela se engajou na causa após uma pequena intervenção enquanto dava à luz ao seu primogênito. Segundo Janet, uma episiotomia — incisão efetuada para ampliar o canal de parto — desnecessária na ocasião.

O episódio a motivou e ela decidiu pesquisar mais sobre o assunto nas bibliotecas londrinas. Foi quando percebeu que a concepção de parto ativo sempre existiu desde os primórdios da humanidade, inclusive na cultura indígena brasileira.

Parto ativo
Esse processo é conhecido assim porque está associado justamente com o movimento, respiração, descanso, conforto, sobretudo, o protagonismo e prevalência das vontades da mulher durante o parto.

Todavia, Janet ressalta que “apesar os movimentos, o descanso entre as contrações deve receber atenção especial para que a gestante não fique cansada, uma vez que o parto pode durar um bom tempo’’.

A ativista esclarece também que a ioga tem um papel importante no parto ativo. As técnicas dessa prática, especialmente a respiração profunda, ajudam na hora H.

Acima de tudo, Janet preconiza que o instinto materno seja colocado em primeiro plano. ‘‘O papel da mãe no parto ativo é relaxar e fazer o que o seu corpo pede para que ele faça. Todas as mulheres sabem o que tem que fazer, é vocação’’.

Cirurgia cesariana
Sobre a cesárea, Janet disse que é um procedimento maravilhoso, afinal ele salva vidas. Contudo, o problema é quando ocorre banalização e precipitação dessa atividade, ação que é repudiada pela ativista.

‘‘O uso anestésico na cirurgia cesariana é imprescindível no processo, mas o ideal é que seja uma peridural — a que insensibiliza a região do tórax e parte inferior do corpo —, de modo que a mãe fique acordada e possa ver o seu bebê logo após a operação, mantendo assim o vínculo maternal’’, salienta.

Benefícios do Parto Ativo

– Fortalece o vínculo maternal

– Facilita o desenvolvimento do cérebro do recém-nascido

– Produz forte sistema imunológico do bebê

– Parto mais fácil,curto e seguro

Fonte: Janet Balaskas

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.