Pesquisa ressalta os benefícios provocados pela uva | Boqnews

Vida +

19 DE DEZEMBRO DE 2013

Siga-nos no Google Notícias!

Pesquisa ressalta os benefícios provocados pela uva

É cada vez mais comum pesquisas reforçarem a importância do consumo de alimentos saudáveis e que não possuam procedências ou características industriais. Por isso, é amplamente incentivada uma dieta rica em frutas. Isso porquê, elas têm diversas substâncias benéficas à saúde em sua composição. Recentemente, um aluno de Biomedicina da Unimonte investigou as vantagens que […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
É cada vez mais comum pesquisas reforçarem a importância do consumo de alimentos saudáveis e que não possuam procedências ou características industriais. Por isso, é amplamente incentivada uma dieta rica em frutas. Isso porquê, elas têm diversas substâncias benéficas à saúde em sua composição.
Recentemente, um aluno de Biomedicina da Unimonte investigou as vantagens que a ingestão recorrente de uva pode trazer. E, por meio da pesquisa com um concentrado de suco de uva, obteve resultados bastante relevantes. Ele descobriu que essa fruta pode funcionar na prevenção de problemas cardiovasculares e ainda no controle do colesterol.
O autor do estudo, Clayton Soares, explica que isso acontece por causa da presença de um composto conhecido como  polifenól. Dentre eles, duas substâncias conhecidas como, antocianina e o resveratrol, que têm ações antioxidantes, ou seja, elas retardam ou impedem danos causados por moléculas de oxigênio que aparecem na uva.
Além disso, os polifenóis reduzem a formação de uma proteína conhecida como LDL, o ‘mau-colesterol’. Esta, quando acumulada nas paredes dos vasos sanguíneos, pode diminuir ou bloquear o fluxo de sangue, e consequentemente, elevar a pressão arterial causando cenários complicados.  “Esse quadro pode evoluir para infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular encefálico, dois cenários amplamente nocivos”, diz Clayton.
A artereosclerose, doença inflamatória, que também pode causar obstrução nos vasos sanguíneos, é outra patologia que pode ser evitada pelos polifenóis. Clayton explica  que alimentos de coloração mais escura concentram substâncias que possuem  a mesma função antioxidante. “Alguns estudos mostram que a jabuticaba, por exemplo, possui um efeito igualmente benéfico”.
Com isso, apesar de existirem estudos semelhantes, Clayton ressalta a importância dos resultados. “Aqui no Brasil há poucos estudos com concentrados de uva”. Ele conta que a ideia surgiu após um primeiro estudo com o vinho e a partir disso contatou uma empresa gaúcha que forneceu o concentrado de uva. 
Graças a pesquisa, o projeto foi apresentado em um congresso americano, durante a 2ª Conferência e Exposição Internacional de Obesidade e Controle de Peso realizada no início deste mês.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.