Pesquisadores da Fiocruz falam sobre produção de medicamento contra dengue | Boqnews

Vida +

02 DE DEZEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Pesquisadores da Fiocruz falam sobre produção de medicamento contra dengue

Os resultados de pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em busca de um medicamento contra a dengue serão comentados hoje (2), no Rio, pelos pesquisadores Calire Kubelka e Sônia Reis, do Laboratório de Imunologia Viral da instituição. O estudo apresentou importantes resultados. Utilizando uma técnica inédita no país, com cultura de células de defesa […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os resultados de pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em busca de um medicamento contra a dengue serão comentados hoje (2), no Rio, pelos pesquisadores Calire Kubelka e Sônia Reis, do Laboratório de Imunologia Viral da instituição.

O estudo apresentou importantes resultados. Utilizando uma técnica inédita no país, com cultura de células de defesa do organismo, os pesquisadores analisaram a capacidade antiinflamatória da Uncaria tomentosa, conhecida popularmente como unha-de-gato e empregada como planta medicinal na Amazônia.


A reação inflamatória exagerada do organismo é o principal fator responsável pelo agravamento dos casos de dengue. Os resultados mostram que extratos obtidos a partir da unha-de-gato atuam diretamente na produção de certas citocinas, proteínas ligadas à resposta inflamatória do organismo.

Esse pode ser o primeiro passo no desenvolvimento de um medicamento natural contra a dengue. Atualmente, não existem remédios específicos para o tratamento da doença, que é baseado em manter os pacientes hidratados.



 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.