Quatro policlínicas santistas passam a funcionar aos sábados | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa policlínica

Serviço

09 DE MAIO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Quatro policlínicas santistas passam a funcionar aos sábados

Unidades do Bom Retiro, Vila Mathias, Aparecida e Nova Cintra funcionarão este fim de semana, e terão atividades relacionadas ao Dia das Mães

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir de sábado (11), quatro policlínicas de Santos abrirão todos os sábados, das 9h às 16h.

Funcionarão para consultas, vacinação, curativos, aferição de pressão arterial, distribuição de medicamentos e outras atividades.

Em uma primeira etapa, a Prefeitura definiu as policlínicas do Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/n°); Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284); Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728) e Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/n°), destinada aos moradores das regiões de abrangência destas unidades.

Neste final de semana serão promovidas ações para mulheres, alusivas ao Dia das Mães.

O programa Mais Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, visa facilitar o acesso da população aos serviços.

Além disso, busca contribuir para melhorar o atendimento das unidades de urgência e emergência (UPA e PS), que recebem grande fluxo de casos de baixa complexidade.

Cada policlínica realizará cerca de 60 consultas com médicos generalistas, 20 de enfermagem e 20 de dentistas, totalizando 100 consultas.

Esse número representa 400 consultas nas quatro unidades por final de semana. Portanto, serão 1.600 consultas por mês.

Agenda

As consultas já foram agendadas, no entanto haverão alguns encaixes. Estes serão avaliados após acolhimento das equipes de enfermagem.

As unidades também terão apoio do Samu para casos de urgências primárias. Como por exemplo, pessoas com a pressão arterial descompensada.

“A abertura das unidades aos sábados vai beneficiar as pessoas que têm dificuldades de buscar atendimento durante a semana, por causa do trabalho ou estudo, e também ajudará a desafogar as nossas unidades de pronto atendimento”, ressalta o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

“As UPAs estão recebendo cerca de 75% dos casos classificados como verde ou azul, ou seja, não urgentes, os quais podem ser resolvidos nas policlínicas”, complementa o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

A recepção destas unidades estará aberta também aos sábados para agendamento de consultas e exames básicos, além da entrega de medicamentos.

As salas de vacina farão a aplicação das doses da campanha contra a gripe, que está em andamento. Bem como outras vacinas previstas no calendário nacional para cada faixa etária.

Mais de 60 profissionais atuarão nas quatro unidades.

São médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos de farmácia, agentes comunitários de saúde e oficiais administrativos.

Governo do Estado repassa recursos para Estivadores

Outra notícia voltada para a saúde da região foi o repasse na terça (7) pelo Governo do Estado de R$ 9 milhões para o custeio do Complexo Hospitalar dos Estivadores.

O valor é referente à primeira parcela do convênio de R$ 54 milhões previsto para 2019.

Com o repasse, o hospital ganhará mais 20 leitos. Portanto, passará a contar com 151 leitos, sendo 36 de clínica obstétrica, 10 de UTI neonatal. E também 75 de clínica médica, 17 de UTI adulto e 13 de clínica cirúrgica.

“Com isso, também poderemos fazer uma ampliação de serviços que hoje não existem no hospital como as cirurgias vasculares, e um Centro de Referência Regional de Endometriose”, explica o prefeito Paulo Alexandre.

O hospital já concentra diversos serviços hospitalares e ambulatoriais, com internações em várias especialidades e exames, como endoscopia.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.