Prática de exercício físico é a chave para uma vida saudável | Boqnews
Divulgação Atividades físicas no inverno

Saúde

24 DE FEVEREIRO DE 2016

Prática de exercício físico é a chave para uma vida saudável

Ortopedista reforça a importância da avaliação médica antes de iniciar qualquer esporte

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

exercicioA prática de exercício físico tem se tornado uma das principais metas do brasileiro. Para fugir do rótulo de sedentário, a população tem investido em uma nova rotina. Até porque, segundo a ciência, realizar algum tipo de atividade física não apenas deixa o corpo mais saudável, como estimula a criatividade e o dinamismo. O ortopedista do Hospital Barra D’Or, Luiz Simbalista reforça os benefícios da prática esportiva tanto para adultos quanto para crianças. “Ela beneficia nos aspectos físicos, psicológicos e sociais, atuando desde a prevenção de doenças até o melhor desenvolvimento psicomotor e convívio social”, explica Simbalista. Entretanto, é preciso ficar atento a certos cuidados básicos.

Apesar de ser altamente recomendável, a realização de alguma atividade física exige acompanhamento médico. O especialista em traumas destaca que uma das primeiras atitudes é fazer uma avaliação adequada para identificar potenciais riscos à saúde de quem deseja iniciar algum esporte. “É importante avaliar a condição física do novo esportista com o objetivo de planejar adequadamente o programa de condicionamento”, diz o ortopedista.

Quando não observado a tempo, é possível que haja o aparecimento – ou agravamento – de algum problema de saúde não identificado antes do início da atividade. Luiz Simbalista afirma que também é possível uma sobrecarga secundária devido a uma avaliação deficiente, ou a um aumento rápido na intensidade dos exercícios.

Seja qual for o objetivo desejado durante a prática de qualquer esporte, é importante manter esses cuidados gerais para que nada atrapalhe o resultado esperado. O ideal é escolher uma atividade que mais proporcione prazer ao esportista. “Só assim ele conseguirá aproveitar todos os seus benefícios por completo”, finaliza o especialista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.