Práticas milenares da medicina chinesa promovem a saúde e o bem-estar | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida+

31 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Práticas milenares da medicina chinesa promovem a saúde e o bem-estar

Mais popular prática da Medicina Chinesa, a acupuntura é sinônimo de variados benefícios

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As práticas milenares da Medicina Tradicional Chinesa são cada vez mais procuradas em diferentes casos. Algumas pessoas buscam técnicas para o relaxamento corporal já outras tem o intuito de curar patologias e dores. Dentre as práticas, a acupuntura é a mais popular.

De acordo com o presidente da Ebramec (Escola Brasileira de Medicina Chinesa), Reginaldo de Carvalho Silva Filho, a Medicina Chinesa tem por base primária observar o ser humano de forma integral. “A visão integral permite que o profissional analise cada uma das etapas da alteração que acomete o paciente e possa identificar suas causas, traçar os mecanismos patológicos, compreender a evolução e determinar o melhor tratamento a ser empregado”, explica.

Acupuntura
A prática indolor que consiste na inserção de agulhas na pele é bastante procurada para a cura de dores e, consequentemente, à promoção da saúde. Reginaldo, que também é fisioterapeuta e acupunturista, ressalta que o tratamento traz inúmeros benefícios ao ser humano, seja no sentido de prevenção ou em tratamentos de alterações. “Fala-se muito no benefício da acupuntura em equilibrar o paciente, e isto deve ser sentido de acordo com as teorias da Medicina Chinesa, onde as funções do ser humano devem estar dentro de um equilíbrio dinâmico, sem excessos ou deficiências”.

O profissional ressalta que a técnica tem uma ação muito importante no tratamento de eventuais efeitos colaterais de alguns tratamentos alopáticos, onde as combinações ocidental e oriental possibilitam excelentes resultados.

Reginaldo diz que normalmente não se fala em efeitos colaterais quando o assunto é acupuntura, porém, como em qualquer prática, o uso equivocado pode produzir efeitos não desejados. Por isso, é importante destacar que o paciente deve estar atento se o profissional é capacitado para atendê-lo. Recomenda-se que o especialista do Estado de São Paulo seja filiado ao SATOSP (Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo).

Antes de iniciar as sessões, o paciente deve passar pelo processo de avaliação, no qual o profissional se utiliza dos chamados quatro métodos diagnósticos (palpação, ausculta e olfação, interrogatório e inspeção) para que possa coletar o máximo de informações visando identificar a doença que o afeta.

Prática eficaz
Há quem ainda acredite que as técnicas chinesas tem efeito placebo (sem resultados). Entretanto, a acupuntura, assim como os outros métodos, tem seus benefícios comprovados cientificamente. “Ambas são ciências médicas e seus benefícios devem ser estudados e percebidos”, diz. “Quando se fala em acreditar é porque ainda não se compreenderam os efeitos reais que ela pode proporcionar”.

Todavia, sobre a questão do placebo deve ser ressaltado que “todo tratamento médico inclui, em certo grau, um efeito placebo. desde um simples comprimido até procedimentos cirúrgicos, o que nos permite também concluir que em certo grau a acupuntura também apresenta um efeito placebo, mas que este efeito não é o que vai determinar o resultado”.

Tratamento gratuito
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem usufruir das sessões de acupuntura. Em 2006, para garantir acesso gratuito da população às práticas alternativas, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a qual incluiu métodos não-convencionais para a prevenção, promoção e recuperação de saúde, como a Homeopatia e a Medicina Tradicional Chinesa.

Em Santos, estes tratamentos — inclusive a acupuntura — são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Santos nos Ambulatórios de Especialidades Médicas. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, com atendimento gratuito.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.