Prevenção Nacional | Boqnews

Vida +

29 DE NOVEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Prevenção Nacional

O termo câncer é utilizado genericamente, segundo cartilha sobre Expectativa de Câncer no Brasil emitida pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer),  para representar um conjunto de mais de 100 doenças, compostas por tumores em diferentes localizações. Importante causa de doença e morte no Brasil desde 2003, as neoplasias malignas, como são realmente chamadas, são a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
O termo câncer é utilizado genericamente, segundo cartilha sobre Expectativa de Câncer no Brasil emitida pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer),  para representar um conjunto de mais de 100 doenças, compostas por tumores em diferentes localizações.

Importante causa de doença e morte no Brasil desde 2003, as neoplasias malignas, como são realmente chamadas, são a segunda causa de morte na população, representando quase 17% dos óbitos de causa conhecida, notificados em 2007 através do Sistema de Informações sobre mortalidade.

No último sábado (27) foi marcado pelo combate ao câncer no Brasil e no mundo. Segundo o INCA, as estimativas no Brasil para o ano de 2010, também válidas para o ano de 2011, apontam a ocorrência de 489.270 novos casos de câncer. A maior incidência, com exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, que é o primeiro da lista,com 114 mil novos casos, são os cânceres de próstata, com 52 mil casos, e de pulmão, 28 mil,  no sexo masculino e o câncer de mama, com 49 mil novos casos, e do colo do útero, com 18 mil,  no sexo feminino, acompanhando o perfil observado para a América Latina.

Câncer Infanto Juvenil

 O câncer Infanto Juvenil deve ser abordado separadamente do câncer do adulto, pois apresenta diferenças no comportamento clínico, na origem e no local.  No ano de 2010, cerca de 9.386 ocorrerão em crianças e adolescentes até os 18 anos, de acordo com do Instituto Paulista de Cancerologia.

Os tipos de câncer mais frequentes nesta faixa etária são as leucemias e os linfomas.  “Cerca de 70% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados. Para alguns casos específicos, este índice pode chegar a 90%. Os resultados só não são melhores porque alguns casos não são diagnosticados precocemente”, informa o oncologista pediátrico do Instituto Paulista de Cancerologia – Mogi, Roberto Augusto Plaza Teixeira.

Observação

“É preciso informar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil”, comenta a hematologista Rachel Breviglieri, diretora do IPC Mogi e presidente do CECAN, Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer.  Os pais podem observar alguns sintomas, como dor nas juntas, sangramentos em geral (principalmente nas gengivas), perda de equilíbrio da criança, pupila branca (o chamado olho de gato), e ainda caroços, ínguas ou aumento de volume na barriga ou em músculos, principalmente os que não doem, normalmente. 

Câncer de Pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia promoveu, por todo o Brasil, a 11a Campanha em Combate ao Câncer de Pele. A campanha, gratuita, identificou o maior número possível de casos suspeitos do tumor, além de distribuição de material informativo e palestras de esclarecimento sobre o que é o câncer de pele, seu diagnóstico e suas formas de tratamento e prevenção, no país.

Os pacientes cujos diagnósticos se mostraram positivos foram encaminhados para tratamento clínico ou cirúrgico, nos serviços credenciados da entidade, sem nenhum custo financeiro ou necessidade de nova consulta.

Quem deve procurar atendimento

O dermatologista Dr. Luiz Roberto Terzian, membro da SBD-SP e coordenador da Campanha Contra o Câncer de Pele no Estado de São Paulo, alerta para possíveis manchas que podem ter origem cancerígena. “É preciso estar atento a alguns sinais e sintomas, como manchas ou pintas assimétricas, com bordas irregulares,  várias cores ou  maiores que 6 milímetros. Também é necessária atenção a lesões como espinhas, verrugas ou feridas que não cicatrizam ou sangram facilmente, normalmente indolores, que podem ser sinais de um câncer de pele. Caso observe uma ou mais dessas características é fundamental que se consulte um dermatologista”, orienta.

 O médico ainda esclarece que a confirmação da suspeita de câncer de pele acontece no ato do exame, e é indolor. Ano passado, foram realizados mais de 34.000 atendimentos em todo o Brasil em um único dia, por 3571 dermatologistas em 167 postos espalhados por 108 cidades de 24 estados do Brasil. Cerca de 10% dos atendimentos realizados pela campanha em 2009 resultaram em casos positivos da doença, e que foram devidamente tratados.

Prevenção

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Para se prevenir dos efeitos nocivos da luz solar e não desenvolver um câncer de pele, o doutor Terzian afirma que a melhor alternativa é evitar exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h, sem a devida proteção, além de transformar em hábito algumas medidas simples, como o uso de camisetas, chapéus, óculos escuros e aplicação de protetor solar com, no mínimo, FPS 30 para as pessoas de pele clara, e seja reaplicado a cada 2 horas.

Dicas

De modo geral, as dicas de acordo com estudos realizados em 2002, para prevenção são parar de fumar, manter uma alimentação saudável, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas, realizar exames médicos periodicamente, como preventivo ginecológico e mamografia para as mulheres e exame de próstata para os homens, se protrger do sol e escovar os dentes diariamente e consultar o dentistas de seis em seis meses. Informações www.sbd.org.br/campanha/cancer e www.inca.gov.br

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.