Previna dores nas costas mudando alguns hábitos do cotidiano | Boqnews
Foto: Thalles Galvão

Saúde

03 DE FEVEREIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Previna dores nas costas mudando alguns hábitos do cotidiano

Permanecer um longo período sentado em uma postura inadequada ou carregar uma mochila pesada são alguns hábitos que podem dar origem às dores nas costas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

dornascostasPermanecer um longo período sentado em uma postura inadequada, carregar uma mochila pesada, andar curvado ou até mesmo dirigir de modo que a coluna não fique bem posicionada, são alguns hábitos que podem dar origem às indesejáveis dores nas costas.

Esses incômodos podem ter várias razões, porém, de acordo com o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, diretor do Instituto Pilates, a má postura é o motivo mais comum. “O fato de permanecer pelo período de trinta minutos na mesma posição já pode causar uma tensão dos músculos que, com o passar do tempo, já pode causar as dores”, explica.

Além disso, o estilo de vida pode ser fator contribuinte para o surgimento das dores na coluna. “O tabagismo, por exemplo, pode causar a redução da circulação sanguínea nos discos que formam a coluna espinhal e, com isso, dificulta a chegada de nutrientes no local, contribuindo para a desidratação deles. Outros vilões para a coluna são o sedentarismo, sobrepeso e má alimentação”, descreve o especialista.

As dores nas costas costumam trazer diversos incômodos e, dependendo da intensidade que alcançam, podem dificultar até mesmo a realização de tarefas no dia a dia. “Evite ficar na postura flexionada para frente enquanto estiver em pé ou sentado, pois aumenta a pressão sobre os discos vertebrais. Mais uma cautela importante é evitar a rotação da coluna”, orienta Montenegro.

Prevenindo as dores
Além do cuidado com a postura, o fisioterapeuta esclarece que algumas mudanças simples no cotidiano ajudam a prevenir esses incômodos. Confira as dicas do especialista:

1. Faça o fortalecimento da musculatura que fica ao redor da coluna, pois ela ajuda a evitar o aparecimento de lesões na região e de dores. Uma indicação é o Pilates que ajuda ainda a aumentar a mobilidade da musculatura;

2. Evite dormir de bruços. A indicação é deitar-se de lado e contar com o auxilio de um travesseiro entre os joelhos para manter a coluna alinhada;

3. Dê preferência à colchões que não sejam muito mole ou duro e com densidade inferior ao peso da pessoa porque não oferece a sustentação adequada a coluna. O ideal é que ele seja firme, nem rígido demais, nem mole demais;

4. Para levantar da cama, vire o corpo para o lado e apoie no colchão com uma das mãos;

5. Ao pegar objetos no chão, agache flexionando os joelhos, sem inclinar a coluna;

6. No trabalho, apoie bem as costas na cadeira e deixe os pés totalmente encostados no chão. Mantenha os braços apoiados na cadeira para dar a devida sustentação do local.

7. Evite carregar mochilas em apenas um lado do corpo e tome cuidado com o excesso de peso.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.