Primeiro mutirão de verão contra o Aedes em Santos elimina 131 focos com larvas | Boqnews
Foto: Isabela Carrari

Vida +

04 DE JANEIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Primeiro mutirão de verão contra o Aedes em Santos elimina 131 focos com larvas

Agentes percorreram imóveis, realizaram cuidados e deram informação aos ocupantes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O primeiro mutirão de verão de 2024 de combate a doenças transmitidas por mosquitos como dengue, zika, chikungunya e outras teve realização pela Prefeitura na última quarta-feira (3), no bairro Aparecida.

No total houve a eliminação de 131 focos com larvas nos 2.430 imóveis visitados pelos 70 agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Como destacou a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, os mutirões de verão têm por objetivo eliminar de forma ativa focos de infestação.

Assim como, promover a conscientização da população santista, em especial os turistas que, nesta época do ano, vêm em grande número para a Cidade, sobre a importância dos cuidados no combate ao Aedes aegypti. O mosquito é transmissor de vírus causadores de doenças que são chamadas de arboviroses.

“Esse é um trabalho constante da Prefeitura. Começamos a ação realizando um esforço concentrado numa área que teve um número significativo de casos ano passado. Também estamos orientando as pessoas sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença, quanto mais apoio tivermos da população, mais efetivo será nosso combate”, frisou.

Ana detalhou algumas das ações que ocorrerão nos mutirões de combate à dengue durante o mês de janeiro. “Essa é uma prioridade. Não apenas retiraremos focos de mosquitos e larvas. Mas também faremos um trabalho de conscientização da população e turistas, pois eles têm papel fundamental na prevenção”, reforçou.

Orientações

Ainda como parte da programação, numa tenda montada junto à Fonte do Sapo (Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, Aparecida), a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Secretaria de Saúde, orientou quanto aos sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Além dos cuidados para evitar a proliferação e transmissão da doença e exposição do ciclo biológico do mosquito, com entrega de material informativo.

Durante o mutirão de verão, semanalmente, um bairro diferente será percorrido.

Desse modo, iniciando com os que se localizam na região da orla, em virtude do aumento da população flutuante nesta época. Os próximos bairros a receberem a ação serão Embaré, José Menino, Pompeia e Boqueirão.

Considerando os mutirões realizados em 2023, houve a eliminação de 2.711 focos com larvas do mosquito.

Além disso, no mesmo ano, Santos registrou 466 casos de dengue e 43 de chikungunya.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.