Primeiro mutirão do ano em Santos contra o Aedes visita bairros nesta quarta | Boqnews
Foto: Arquivo/PMS

Saúde

02 DE JANEIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Primeiro mutirão do ano em Santos contra o Aedes visita bairros nesta quarta

Agentes vão visitar Bairros da Pompeia e José Menino

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dando o pontapé inicial às atividades de combate ao Aedes aegypti em 2023, a Secretaria de Saúde de Santos (SMS) promove, a partir desta quarta-feira (4), o primeiro mutirão do ano contra o mosquito na Cidade.

Sendo assim, primeiramente nos bairros Pompeia e José Menino.

Dessa forma, as atividades começam às 9h, na Praça do Surfista (Posto 2 – Av. Presidente Wilson, em frente à Rua Olavo Bilac). E continuam no próximo sábado (7), a partir do mesmo horário, cobrindo os locais que não foram contemplados na primeira data.

Portanto, oitenta e um agentes de combate a endemias da Seção de Controle de Vetores (Secove) farão a vistoria de imóveis residenciais e comerciais da região.

Desse modo, procurando por focos de larvas de mosquitos, criadouros em diferentes fases de desenvolvimento antes da fase adulta (ovo, larva e pupa).

Além de espaços com potencial para geração e procriação do inseto.

Contudo, todos os agentes estarão uniformizados e identificados com colete verde e crachá.

Além disso, darão orientações aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a geração de criadouros.

Agentes da Terracom, empresa responsável pela limpeza urbana do Município, participam da ação fazendo a retirada de materiais inservíveis que acumulam água.

Todavia, a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) também participa, na quarta-feira, dando orientações para controlar o mosquito. E distribuindo material informativo para os munícipes em uma barraca inflável montada no ponto de encontro da atividade.

 

Combate ao Aedes em Santos

No ano passado, a Cidade realizou 26 mutirões de combate ao Aedes aegypti.

Dessa maneira, fazendo a vistoria de 55.249 imóveis de diversos bairros e eliminando 1.546 focos de larvas de mosquitos.

Ademais, a Secove ainda promoveu ações em pontos estratégicos, com 1.447 vistorias em locais cadastrados com fortes indícios da presença do inseto.

Por exemplo, como borracharias, ferros-velhos e pátios de veículos.

As atividades promovidas em imóveis especiais, de larga escala e alta circulação de pessoas, totalizaram 6.126 inspeções em espaços como universidades e shopping centers, por exemplo.

Já, as visitas casa a casa, realizadas a cada três meses, resultaram em 149.778 residências vistoriadas.

Em 2022, Santos registrou 353 casos de dengue e 303 de chikungunya (dados provisórios), uma diminuição de 92% e 95% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 4.461 e 7.373 casos das doenças, respectivamente.

Além disso, o Município não teve nenhuma morte por arbovirose (doenças disseminadas pelo Aedes aegypti).

 

Denúncia

Os munícipes podem fazer denúncias de terrenos abandonados e outros espaços que acumulem água e não recebam tratamento, através da Ouvidoria, pelo telefone 162.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.