No verão, infecções e problemas de pele incomodam ainda mais as pessoas. Isso porque agentes que provocam algumas dessas complicações tem maior facilidade em se proliferar nesta época do ano. É o caso das micoses.
A dermatologista Cynthia Mota explica que a Pitiríase Versicolor, popularmente conhecida como micose de praia ou pano branco são pequenas manchas geralmente esbranquiçadas que costumam surgir no tronco, pescoço e rosto.
“Ela é causada por um fungo que fica localizado no couro cabeludo. Em momentos de calor e umidade estes fungos se reproduzem rapidamente, o que provoca o pano branco”, ressalta.
Cynthia recomenda que um especialista deve ser procurado assim que algum problema dessa ordem for identifcado. Dessa forma, pode-se realizar um diagnóstico adequado e consequentemente o início do tratamento.
Via de regra, a abordagem é feita com medicamentos aplicados na pele ou via oral. No entanto, esta micose pode voltar ao corpo por várias vezes.
Pé-de-atleta
Outro tipo de micose recorrente no verão são as tinhas, ou pé-de-atleta, como também são conhecidas. Ao contrário da Pitiríase Versicolor, ela apresenta manchas avermelhadas que costumam ser acompanhadas de coceira.
Dicas
Para evitar esses contratempos, Cynthia indica que deve-se dar preferências às roupas de algodão ao invés de sintéticas. “Também é importante não ficar longos períodos com a roupa de banho molhada”. Evite andar descalço em locais que estão sempre úmidos, como vestiários, saunas, lava-pés de clubes e piscinas. Não compartilhe toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés.
Para os que não têm tempo de ir à praia e trabalham o dia inteiro em escritórios, é importante variar os sapatos, deixá-los ao sol e aplicar antisséptico após o uso.