Professores serão vacinados contra gripe nesta segunda no Guarujá | Boqnews
Foto: Divulgação vazamento

Saúde

20 DE MAIO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Professores serão vacinados contra gripe nesta segunda no Guarujá

A iniciativa, que acontece de modo itinerante, será iniciada na Escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes, no Morrinhos I

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Professores de Guarujá serão vacinados nesta segunda (21). Foto: Susan Hortas/PMS

 

Classificados como grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Guarujá inicia nesta segunda-feira (21), a imunização dos professores da rede municipal de ensino.

A realização é das Secretarias de Saúde e Educação, em parceria com a organização social (OS), Pró-Vida.

De maneira itinerante, o serviço irá acontecer em todas as unidades. Terá início pela Escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes, na Rua Daniel Matos da Silva, 63, no bairro Morrinhos I.

Ao todo, devem ser vacinados 4.510 professores, sendo que até o momento, a Cidade registra 1.537 profissionais imunizados, ou seja, 34,07% deste público.

Ainda na segunda (21), às 15 horas, o prefeito da Cidade, Válter Suman estará na EM Jacirema vacinando alguns dos profissionais.

Conforme explica a enfermeira da Vigilância em Saúde da Prefeitura, Ana Terezinha Lopes Plaça, a ação se mostra necessária, “já que os professores possuem contato direto com toda faixa etária de crianças.

Por isso, se eles estiverem protegidos, evitam a transmissão da doença”.

A Prefeitura reforça que não haverá vacinação dos alunos e comunidade escolar.

Com isso, demais grupos – prioritários – da campanha devem procurar um dos 20 postos disponíveis na rede municipal de saúde; de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Com início em 23 de abril, a campanha nacional de vacinação em Guarujá prossegue até o próximo dia 30.

Enquanto os professores são vacinados, os estudantes poderão conferir apresentações de teatro pelas equipes de combate à dengue e do serviço de odontologia, que vão prestar diversas orientações.

O cronograma de vacinação itinerante dos professores continua até o próximo dia 28.

Nesta segunda-feira (21), recebem a iniciativa as escolas dos bairros Santa Rosa e Jardim dos Pássaros.

Na terça-feira (22) e quarta-feira (23) é a vez das unidades localizadas no Jardim Conceiçãozinha, Jardim Boa Esperança, Jardim Progresso, Vila Áurea, Pae Cará e Vila Alice.

Na quinta-feira (24), as escolas do Jardim Brasil, Vila Edna e Vila Zilda.

No dia seguinte, sexta (25), a ação percorrerá as unidades do Jardim Tejereba, Cidade Atlântica e Vila Rã; e encerra na segunda-feira (28), com as escolas dos bairros Pernambuco e Perequê.

Público-alvo

Idosos a partir dos 60 anos; gestantes puérperas; crianças na faixa etária de seis meses, até menores de 5 anos de idade; trabalhadores de saúde; professores da rede pública e privada; e doentes crônicos.

Todos que se encaixam nestes grupos podem ser vacinados, sem divisão por etapas.

As equipes das unidades também aproveitam a campanha, para reforçar a disponibilidade da vacina contra a febre amarela na rede municipal.

 

Sobre o vírus influenza

Infecção viral aguda, que ataca o sistema respiratório, cuja  transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A maioria dos infectados se recupera dentro de duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico.

Em menores de 5 anos, idosos e portadores de quadro clínico especial, a infecção pode se agravar ocasionando pneumonia e até óbito.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.