Profissionais de saúde fazem Curso de Capacitação de HIV e Sífilis | Boqnews

Guarujá

04 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Profissionais de saúde fazem Curso de Capacitação de HIV e Sífilis

Nos dias 4, 9 e 11, profissionais de diversos setores da Saúde receberão aulas teóricas e práticas de como aplicar o Teste Rápido e divulgar diagnóstico de HIV e sífilis

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Guarujá oferece capacitação aos profissionais da Rede Municipal da Saúde sobre o Teste Rápido de HIV e Sífilis. O curso começa nesta quinta-feira (4), e segue nos dias 9 e 11, às 8h30, na Escola de Governo e Gestão Pública, localizada na Rua Washington, 227, no Centro. A ação tem como objetivo oferecer técnicas de operação e divulgação do teste em gestantes e família durante o pré-natal.

O Teste Rápido e Diagnóstico de HIV e Sífilis agora terá novos profissionais na operação em diversos setores da Secretaria de Saúde. O Centro de Testagem, Acompanhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT) da Prefeitura ministra o curso para funcionários inscritos das Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Saúde da Família, funcionários do Hospital Santo Amaro e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas.

Na grade de ensino do curso estão aulas teóricas e práticas do que se trata o HIV/Aids, Sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como surgiu e como funciona o teste preventivo dessas doenças, além de outros assuntos ligados a pré-natal e continuação dos testes após o parto da gestante. O curso tem carga horária de 25 horas.

Segundo a coordenadora municipal de DSTs / Aids e Hepatites Virais, Márcia Helena Rodrigues, o principal fator para a criação do curso de capacitação é a facilitação do acesso do público ao teste. “Por diversos motivos, pessoais ou não, muitas gestantes e seus respectivos parceiros não fazem o Teste Rápido, o que pode prejudicar a criança mais tarde”, explicou Márcia. Para ela, expandir o número de “aplicadores” do teste em diversos setores da Secretaria de Saúde, é um grande feito. “Quanto mais cedo for diagnosticado o HIV ou Sífilis, melhor o processo de tratamento no pré-natal”, afirma a coordenadora.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.