Profissionais de saúde serão os primeiros a receber vacina contra a Gripe A | Boqnews

Vida +

05 DE MARÇO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Profissionais de saúde serão os primeiros a receber vacina contra a Gripe A

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína, começa na segunda-feira (8) para profissionais da área da saúde. Nesta quinta à tarde (4), no auditório do prédio do Banco do Brasil (Rua XV de Novembro, 195 – 9 º andar – Centro), técnicos da SMS (Secretaria […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína, começa na segunda-feira (8) para profissionais da área da saúde. Nesta quinta à tarde (4), no auditório do prédio do Banco do Brasil (Rua XV de Novembro, 195 – 9 º andar – Centro), técnicos da SMS (Secretaria de Saúde) repassaram orientações sobre a aplicação da vacina a funcionários das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família). Nesta sexta pela manhã (5) a capacitação será dirigida aos representantes de hospitais e pronto-socorros.


Ao todo, a SMS (Secretaria de Saúde) recebeu da Secretaria de Estado da Saúde 12 mil 436 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantã. “Primeiramente serão imunizados os profissionais que entram em contato direto com o paciente, como os que atuam em hospitais, pronto-socorros, unidades básicas e home-cares”, explicou a chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica, da SMS, Janice da Silva Santos.


Em Santos, estão cadastrados na Prefeitura, ao todo, 12 hospitais, 12 pronto-socorros, incluindo os públicos e privados, e três empresas de home-care. Entre unidades básicas e de saúde da família, são mais 30 locais. Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, deverão receber a vacina médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica. Os profissionais serão imunizados nos próprios locais de trabalho.


Além dos trabalhadores da saúde, serão contemplados com a aplicação da dose da vacina contra a Gripe A: população indígena, gestantes, crianças entre seis meses a um ano e 11 meses de idade, pacientes com doença crônica, adultos entre 20 e 39 anos e pessoas com 60 anos ou mais, portadoras de doenças crônicas. Confira o cronograma de vacinação abaixo:


Cronograma


8 a 19 de março – Trabalhadores de saúde e indígenas
22 de março a 21 de maio – gestantes
22 de março a 2 de abril – crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses de idade e pacientes com doença crônica
5 a 23 de abril – adultos entre 20 a 29 anos de idade
24 de abril a 7 de maio – pessoas com 60 anos ou mais com doença crônica
10 a 21 de maio – pessoas entre 30 e 39 anos


Contra indicações

• reação anafilática após ingestão de ovo
• reação anafilática em dose anterior da vacina contra influenza
• antecedente de reação anafilática aos componentes da vacina

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.