Projeto Ande tem vagas disponíveis | Boqnews

Vida +

07 DE DEZEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto Ande tem vagas disponíveis

Com sol e temperatura amena, a primavera é a estação ideal para iniciar uma atividade física. Melhor ainda se for em grupo e com monitoramento de um especialista. É o que a prefeitura oferece com o projeto Ande, desenvolvido por Gilberto Senger Antunes e Elizabeth Nogueira de Souza, professores da Semes (Secretaria de Esportes), nas […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com sol e temperatura amena, a primavera é a estação ideal para iniciar uma atividade física. Melhor ainda se for em grupo e com monitoramento de um especialista. É o que a prefeitura oferece com o projeto Ande, desenvolvido por Gilberto Senger Antunes e Elizabeth Nogueira de Souza, professores da Semes (Secretaria de Esportes), nas manhãs de segunda, quarta e sexta-feira, na praia do Boqueirão, em frente ao Posto 5.

Os alunos escolhem a modalidade de sua preferência, entre caminhada ou corrida. O professor define o treinamento personalizado, de acordo com os limites e necessidades de cada um. Ele inicia com alongamento, depois corrige as passadas e verifica os batimentos cardíacos da turma. A atividade é feita em trecho de 200 metros na faixa de areia, das 9h às 10h30. Iniciantes terminam mais cedo.

Ao longo de 13 anos, a iniciativa gratuita vem promovendo uma série de benefícios aos praticantes. “Tanto a caminhada quanto a corrida auxiliam no combate à hipertensão, reduzem o peso corporal e fortalecem os ossos”, destaca Antunes. Há ainda o efeito social e psicológico: melhora a auto-estima e o humor. “Já conseguimos ajudar dois alunos com depressão”.

Entre os 25 caminhantes e 28 corredores, a palavra-chave do projeto Ande é qualidade de vida. Aos 77 anos, Valdemar Palacio está evoluindo para a corrida. “Estou aqui há cinco anos. Entrei com uma barriga grande. Hoje estou mais fino e minha vida muito melhor”.

Antônio Ignácio Pereira Filho, 69 anos, passou das caminhadas para a corrida. Oito anos depois, apresenta corpo e disposição de atleta e participa das provas do Campeonato Santista de Pedestrianismo. “Além de qualidade de vida, fiz vários amigos aqui. É um grande prazer”. Há seis meses no grupo, Alice Pessioni Blaschi, 82 anos, já sente melhorias com a prática da caminhada. “Ganhei mais disposição para as tarefas domésticas”.

Vagas
O projeto tem vagas abertas para alunos de qualquer idade. Os interessados devem se inscrever no Posto 2 (praia da Pompeia), das 8h às 17h, com duas fotos 3X4, RG, comprovante de residência e atestado médico.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.