Quem já tomou a vacina da Covid-19 não precisa fazer o teste de anticorpos | Boqnews
Foto: Divulgação

Covid-19

11 DE JUNHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Quem já tomou a vacina da Covid-19 não precisa fazer o teste de anticorpos

Muitas pessoas que tomaram a vacina estão procurando realizar este exame; especialistas destacam que não é necessário

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O alívio em receber a vacina contra a Covid-19 é uma sensação única que ficará para a história de cada indivíduo. No entanto, diversas pessoas continuam preocupadas, mesmo recebendo o imunizante.

A explicação para tal fato pode estar associado ao número elevado de mortes no País e os riscos das novas variantes. Assim, a procura por exames de sorologia que medem o grau de anticorpos presentes no corpo estão aumentando de forma considerável. A grande dúvida de quem procura a coleta é saber qual o nível de imunidade.

De acordo com o infectologista, do Instituto Emílio Ribas e professor do curso de Medicina da UNAERP – Guarujá, Leonardo Weissmann, este exame não é recomendado para pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 e nem para quem já teve a doença.

Questionado se a pessoa deve se preocupar caso o exame aponte negativo para anticorpos, mesmo com a vacina, Leonardo Weissmann citou que o indivíduo não precisa entrar em desespero, pois o exame pode ter falso-positivos e falsos-negativos, que não dá para se ter uma certeza baseado no resultado.

“Ainda há muitas incertezas na ciência sobre a imunidade (ou proteção) contra a Covid-19. É impossível relaxar ou intensificar as medidas de prevenção ou falar em necessidade de reforços ou combinação de diferentes vacinas baseados no resultado do exame. Todos devem se vacinar e manter as medidas de prevenção: distanciamento físico, uso de máscaras respiratórias, higiene frequente das mãos, ambientes bem ventilados até atingimos a ampla maioria da população vacinada”, destacou o médico.

Outro detalhe importante é que se a pessoa não tiver plano de saúde, ou o plano não atender este exame, será necessário desembolsar entre R$ 250,00, em média, para realizar a coleta, um preço salgado, principalmente no atual momento econômico das famílias

Efeitos da Vacina

Weissmann ainda frisou que os efeitos das três vacinas disponíveis no Brasil (Coronavac, Astrazeneca/Oxford e Pfizer) começam a ter resultados depois de 14 dias, após a aplicação da segunda dose, pois esse é o tempo que o organismo leva para criar anticorpos protetores contra o vírus.

Importante frisar que o Brasil tem muitas pessoas com a vacinação atrasada, o que dificulta ainda mais o combate à pandemia.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.