Saiba como aproveitar a ceia de Natal sem se arrepender depois | Boqnews
Foto: Banco de imagem - Canva

Alimentação saudável

22 DE DEZEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba como aproveitar a ceia de Natal sem se arrepender depois

Período de excessos alimentares, exagerar nas festas natalinas não é saudável

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As confraternizações de Natal e Ano Novo são cheias de comidas festivas e bebidas alcoólicas. Dessa forma, ainda quem tem uma rotina saudável sempre acaba dando uma escapada por conta das delícias à mesa.

Já nos almoços e jantares não deixam de faltar os pratos mais pesados como churrascos, filé mignon, lombos, pernil e costelinha suína. Além disso, peixes com uma variedade de molhos e bacalhau regado a muito azeite.

Sem contar com as sobremesas de bolos, sorvetes, tortas e rabanadas.

Contudo, são alimentos ricos em açúcares, carboidratos e gorduras que, em exagero, fazem mal para a saúde.

Equilíbrio

Mas é possível passar a virada do ano com uma alimentação equilibrada. A nutricionista Nayara Cavalcanti aposta no bom senso para comer sem criar uma ansiedade pela restrição alimentar.

“É importante que a gente entenda que a ceia é apenas mais uma festividade que a gente precisa comemorar integralmente com o nosso corpo, com a nossa alma, com o nosso espírito sem fazer grandes restrições, punições e sem comer de forma desequilibrada também”.

Lembrar sempre que o equilíbrio é a chave de tudo e que é natural as pessoas acaberem comendo um pouco mais nessas datas.

Portanto, isso acontece no Natal, Ano Novo, na Páscoa e em várias festividades que envolvem a mesa como o centro de apoio das famílias, dos amigos e das comemorações.

“A gente pode comer com atenção plena, ou seja, comer mais devagar, prestando atenção no que está ingerindo. Não precisa comer todas as coisas de uma única vez, mas também não pode abrir mão daquele doce especial da avó, daquele pão especial da tia, da ceia tão especial de alguém muito importante da família”.

Além disso, o álcool em excesso causa diversos malefícios, entre eles a desidratação. Assim, é importante falar que o álcool é tóxico para o ser humano e “por isso que ele causa essa sensação que a gente chama de embriaguez”, explica Nayara Cavalcanti, coordenadora de Nutrição da Unimes .

“Então, assim como qualquer alimento tóxico, a gente não deve utilizar em grandes quantidades. Exagerou? Sabe que ele causa desidratação? Então, capricha na água”.

Raphaela Santos, que tem acompanhamento com uma nutricionista, ressalta que, mesmo dentro do cardápio das festas, tenta fazer as opções mais leves e lembrar de se hidratar. “Além disso, oferecer alimentos saudáveis, evitar ficar beliscando e apostar em uma refeição livre”, diz.

 

Rotina

“O mais importante é a gente trabalhar o ano inteiro se alimentando bem, praticando atividade física. Dormindo bem, porque se a gente não dorme bem, a gente não consegue regular os hormônios que são capazes de regular a sensação de fome e saciedade. Então, o mais importante do que tentar buscar o balde que a gente chuta é manter o equilíbrio durante todo o ano”, ressalta a nutricionista.

Desta forma, apostar nas saladas, sucos naturais e chás gelados e nos alimentos menos calóricos são uma ótima opção.

Além disso, é importante lembrar de incluir frutas frescas, pois é uma estação que proporciona frutas que agradam o paladar como manga, pêssego, uva, cereja, melão e coma com moderação as frutas secas, como uva passa, tâmaras, damascos, figos, bem mais calóricas.

Por fim, é bom lembrar que deve existir um planejamento do menu da ceia, listando todos os alimentos, bebidas e ingredientes que são imprescindíveis, a fim de prevenir compras em excesso e gastos desnecessários.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.