Saiba como diminuir o consumo de sal no dia a dia | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

22 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba como diminuir o consumo de sal no dia a dia

O uso excessivo do sal está relacionado a doenças cardiovasculares, a principal causa de mortes entre os brasileiros

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A cada dia, o brasileiro consome em média 12 gramas – volume considerado alto pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda apenas 5 gramas diários. O uso excessivo deste tempero é indicado como um dos principais responsáveis pelo aumento dos casos de hipertensão arterial sistêmica, doença que já atinge mais de 30 milhões de pessoas no País e que está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares – hoje, a principal causa de mortes entre os brasileiros, de acordo com o Vigitel 2015.

Para mudar este quadro, atitudes simples podem ser adotadas, como ler os rótulos, optar por alimentos com menos sódio e escolher bem os temperos utilizados no preparo das refeições.

“Cada vez mais as pessoas se preocupam em cuidar da saúde. Ainda assim, não querem abrir mão do sabor e acabam adicionando mais sal à comida”, explica a nutricionista Elizabeth Vargas.

Estudos apontam que até 1/4 de todo o sal que uma pessoa consome no dia é adicionado à comida durante o preparo. Reduzir isso, no entanto, não significa ter pratos sem sabor.

Confira algumas dicas simples para diminuir o consumo de sal:

1 – Sempre experimente a comida antes de acrescentar mais tempero, durante a preparação. Ela pode já estar saborosa e você não se deu conta disso;
2 – Retire o saleiro da mesa, pois isso ajuda a reduzir a vontade de colocar sal no prato;
3 – As pessoas estão acostumadas com uma quantidade elevada de sal e podem estranhar se a redução for drástica. Então, procure diminuir gradualmente, pois isso ajuda a se acostumar;
4 – Quando utilizar temperos em pó ou caldo, não adicione sal. Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida saborosa, dispensando o uso de mais tempero.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.