Saiba como prevenir e tratar as famosas sardas | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

15 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba como prevenir e tratar as famosas sardas

Embora algumas pessoas considerem as sardas charmosas, para outras elas são muito indesejáveis

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

sardasAs sardas são características registradas de diversas celebridades como Emma Watson, Gisele Bündchen e Demi Lovato. Essas manchas escuras, acastanhadas e puntiformes (de limites precisos) aparecem principalmente em locais como nariz, bochechas e no tórax.

Tecnicamente denominadas efélides, as sardas podem surgir devido à predisposição genética ou ainda em decorrência da melanose solar causada pelo excesso de exposição ao sol. “Algumas manchas podem aparecer devido ao excesso da produção de hormônios provocada pelo uso de medicamento anticoncepcional, na menopausa ou durante o período gestacional”, descreve o médico dermatologista com prática em oxidologia, Dr. Amilton Macedo.

Mas, embora algumas pessoas considerem as sardas charmosas, para outras elas são muito indesejáveis e, por isso, buscam alternativas para amenizar as manchas. “Uma maneira de prevenir o agravamento das sardas é com o uso de filtro protetor solar diariamente. Essa cautela impede que o organismo produza ainda mais melanina (pigmento que confere tonalidade a pele) por causa da ação da radiação solar”, orienta Macedo.

Bye bye sardas!
Para tratar essas manchinhas na pele há quem recorra aos cremes clareadores e ácidos. Mas, outra alternativa indicada para quem deseja apagar as marcas de maneira mais eficaz é o Laser Spectra. “Esse tratamento pode ser feito em qualquer estação do ano, inclusive, no verão”, conta Macedo.

O laser atua com uma luz de baixa frequência, evitando que as manchas voltem após algum tempo de realização do procedimento. “O aparelho atinge as camadas profundas da pele, atuando diretamente nas células que produzem o pigmento escuro que provoca as manchas acastanhadas. Dessa forma, o Spectra provoca a divisão do pigmento em micropartículas para que o organismo as destruam”, informa Amilton.

De acordo com o dermatologista o Spectra não provoca dor. No entanto, o paciente pode sentir um leve formigamento durante a aplicação dos pulsos de luz ultra-rápidos. Além disso, a pele pode ficar um pouco avermelhada, mas os efeitos colaterais desaparecem rapidamente. “Para acabar totalmente com o problema, o ideal são doze semanas com sessões uma vez por semana, com duração de 30 minutos”, conclui Macedo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.