Saiba mais sobre a Síndrome do Olho Seco e dicas para evitá-la | Boqnews

Vida +

06 DE JULHO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba mais sobre a Síndrome do Olho Seco e dicas para evitá-la

Sensação de areia nos olhos, vermelhidão e secura são alguns dos sintomas da Síndrome do Olho Seco, doença que acontece pela ausência ou qualidade da lágrima.  Seja inverno, verão ou qualquer outra estação, os olhos sempre merecem cuidados especiais para prevenir-se de problemas diversos.  Segundo a oftalmologista Gabriela Micheleto de Oliveira, várias doenças fazem com […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Sensação de areia nos olhos, vermelhidão e secura são alguns dos sintomas da Síndrome do Olho Seco, doença que acontece pela ausência ou qualidade da lágrima.  Seja inverno, verão ou qualquer outra estação, os olhos sempre merecem cuidados especiais para prevenir-se de problemas diversos. 
Segundo a oftalmologista Gabriela Micheleto de Oliveira, várias doenças fazem com que ocorra redução da lágrima.  “Isso também acontece porque as glândulas que produzem a lágrima são reduzidas”, explica. “O envelhecimento, neste caso, é o fator principal. Junto a ele vem o uso de alguns medicamentos “, completa.

Na atualidade, ter olho seco tornou-se comum já que as pessoas passam muitas horas em frente ao computador e utilizam em abundância o ar condicionado. “Ficamos muito fixados na tela no tempo que passamos no computador e esquecemos de piscar. É importante lembrar que cada piscada lubrifica o olho”, explica a oftalmologista. 
Diagnóstico
Micheleto ressalta que para descobrir se a pessoa realmente está sofrendo de Síndrome do Olhos Seco, é feito o Shirmer, teste que avalia como está a produção de lágrimas. “Coloca-se uma fita de papel com medidas na pálpebra  inferior. O teste indica como está a produção de lágrimas”.
O tratamento acaba sendo simples: com prescrição médica, o paciente deve usar lubrificantes oculares tanto em forma de colírio quanto em pomada para amenizar os sintomas da síndrome.  
Dicas no computador
Iluminação
Não fique tão exposto à iluminação. Regule as luzes do ambiente quando estiver utilizando o computador. Reduza também o brilho do monitor para que os tons não fiquem tão vistosos
Pisque
Procure parar e descansar a vista. Pisque várias vezes seguidas, olhe para vários cantos para movimentar os olhos, e só depois disso volte ao computador.
Check-up
Principalmente quem trabalha em frente ao computador, deve ir uma vez ao ano no oftalmologista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.