Saiba quais os cuidados tomar com a pele e o corpo durante o período de verão | Boqnews
Foto: Reinaldo Campos

Saúde

30 DE DEZEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba quais os cuidados tomar com a pele e o corpo durante o período de verão

Médicos recomendam dicas de hidratação e uso de proteção solar para evitar prejuízos à saúde

Por: Vinícius Dantas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a chegada do verão, o símbolo da estação não deixa de ser o sol. Por isso, muitas pessoas optam por passear ao ar livre, visitar praias, se divertir na piscina ou em parques aquáticos, por exemplo. Porém, um fator que serve de alerta a todos, são os cuidados para não sofrer perigo devido as altas temperaturas.

 

Câncer de pele

O câncer de pele é um dos maiores pontos que representam esse alarme para a qualidade de vida do ser humano.

Dessa forma, a fisioterapeuta e dermato funcional Letícia de Souza Andrade informa que o câncer de pele tem algumas particularidades. São elas manchas mais escuras, bordas irregulares, o que pode ter relevos aumentados e devem ser sempre investigados em clínica dermatológica.

 

Cuidados com a pele

A profissional dá dicas sobre os cuidados da pele no verão. “Para quem tem manchas a pessoa deve abusar do antioxidante, sendo a vitamina C a mais conhecida, e um bom hidratante leve.”

Além disso, o filtro solar é indispensável e ela indicou aumentar o Fator de Proteção Solar (FPS) do produto no caso de caminhadas ao ar livre.

O uso do filtro solar é uma das formas de prevenção contra o câncer de pele, além de evitar acnes e espinhas, ressecamento e manchas na pele.

Por isso, a dermatologista sugeriu identificar os preços antes da compra.

“Filtro solar sempre adequado a sua pele significa também estar ajustado ao seu bolso. Não adianta comprar um filtro caríssimo e ter pena de usar. Adeque o seu a sua condição financeira e que não deixe a sua pele muito oleosa durante o dia.”

Já na parte das refeições, a sugestão é realizar uma alimentação mais leve, balanceada e fresca, com também presença de frutas durante o dia para hidratar.

 

Hidratação

Segundo o médico Alex Macedo, diretor técnico do hospital Santa Casa de Santos é fundamental tentar manter o corpo o máximo possível hidratado. Porém, como saber isso?

“Reflete na urina, normalmente se está equilibrada você deve ir ao banheiro a cada 4 horas durante o dia. Passou o dia inteiro e não foi ao banheiro, você está desidratado” responde Alex Macedo.

Sobre as maneiras para hidratar-se, as indicadas são água e sucos, de preferência.

No entanto, é essencial haver um controle das bebidas alcoólicas, porque aliado às temperaturas altas provoca a desidratação.

 

Doenças de verão

Além do câncer de pele, existem outras doenças do verão. De acordo com o profissional, existem as infecciosas como gastroenterite. Ela decorre de alimentos que ficam a exposição solar e dessa forma estragam mais rapidamente.

Também assim, nessa estação que se propagam rapidamente, infecções por transmissões do Aedes aegypti, Dengue, Zica e Chikungunya.

Os idosos e crianças devem ter uma atenção maior durante o verão.

Conforme o profissional, eles não têm regulação como adultos e pessoas mais saudáveis que é um sensor de osmolaridade (soluto é composto principalmente de sódio, ureia e glicose) que fica no cérebro.

Então, quando existe menos água no corpo, a concentração dos líquidos sobem e dá uma descarga trazendo a vontade de beber água.

Dessa maneira, eles se desidratam e não sentem nada, mas acabam se prejudicando.

Em vista disso, o doutor adverte: “A criança, assim como o idoso devem estar monitorados por um adulto, novamente vem a questão da frequência da urina, crianças e idosos precisam estar urinando o tempo todo.”

 

Olhos

Com a alta exposição do sol também é necessário a proteção aos olhos.

Desse modo, de acordo com o Instituto de Oftalmologia de Curitiba, os óculos escuros de qualidade boa protegem contra raios Ultravioleta A, B e C.

Havendo contato com essas radiações, os olhos podem sofrer efeitos como o envelhecimento precoce que pode ocasionar no surgimento de catarata mais cedo.

Contudo, lentes de fontes duvidosas prejudicam no efeito dos raios solares. Por isso, é fundamental analisar o tipo de óculos para que a proteção seja efetiva.

Portanto, siga as dicas, para aproveitar o verão de maneira saudável.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.