Saiba quais são os principais cuidados com a saúde ao envelhecer | Boqnews

Dia do idoso

01 DE OUTUBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba quais são os principais cuidados com a saúde ao envelhecer

A partir dos 60 anos, ir ao geriatra pode evitar o agravamento ou surgimento de problemas relacionados à saúde

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Neste sábado (1º), celebra-se o Dia do Idoso, data que visa intensificar os direitos das pessoas acima de 65 anos, assim como os cuidados para uma saúde estável e livre de preocupações.

Nesta fase surgem muitas mudanças e dúvidas a respeito do corpo e da mente. Às vezes, algumas atividades que fizeram parte da vida adulta não podem ser feitas com tamanha intensidade, ou a alimentação desregrada pode trazer ainda mais riscos à saúde.
idoso
“Nós, geriatras, temos como principal função orientar esse público. A partir do momento que a pessoa sente as mudanças por conta da idade, ela deve procurar um médico”, salienta o médico geriatra do Hospital Ana Costa, Claudio Augusto de Melo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas busquem esses especialistas a partir dos 65 anos. Mas, de acordo com o profissional, a procura começa a partir dos 60 anos, quando os pacientes percebem os primeiros sinais do envelhecimento.

“As pessoas precisam aprender a lidar com essa transformação e é o geriatra quem os ensina isso. Não daremos remédios, mas sim informações e dicas quanto a prevenção por meio da alimentação, rotina de sono e atividades físicas”, destaca Melo. “O sal e o açúcar, por exemplo, começam a ser inimigos à saúde do idoso. Atividades domésticas devem ser realizadas em etapas”.

quadro saúdeNova rotina
Depois da aposentadoria, muitos idosos começam a apresentar problemas, principalmente relacionados à memória. O geriatra explica que isso acontece pela ausência de regras na rotina. “A pessoa trabalhou durante muitos anos, aposenta-se e para de fazer tudo. Isso não é bom”.

Mesmo com uma agenda diária mais leve, a disciplina com as horas de sono deve ser mantida. “Às vezes, a pessoa dorme às 3 horas para acordar às 10 horas. Com isso, pula o café da manhã, que é uma refeição muito importante”. O ideal é manter horários de alimentação, hidratação e atividade física. O sedentarismo deve ser evitado.

Muita água
Além de garantir o funcionamento do organismo, a água evita a desidratação, bastante comum na terceira idade.

As mulheres devem consumir um litro na parte da manhã e um no período da tarde, para evitar idas ao banheiro durante a madrugada, prejudicando na qualidade do sono. O médico indica que os idosos devem usar garrafas durante o dia para não esquecer de beber água.

Para saber se a quantidade de água consumida está adequada basta observar a coloração e o odor da urina. Caso esteja muito escura ou com cheiro forte, é necessário aumentar a quantidade de líquidos; caso contrário, quer dizer que o volume está sendo suficiente para manter o corpo saudável.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.