Santa Casa faz campanha de prevenção das doenças renais | Boqnews

Saúde

11 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Santa Casa faz campanha de prevenção das doenças renais

Ação aberta ao público acontece nos dias 12, 13 e 14 de março, com atendimento gratuito para aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicose e orientações de profissionais de saúde.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nos dias 12, 13 e 14 de março, das 10h às 16h, o Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Santos promoverá campanha de prevenção das doenças renais, com atendimento gratuito da população para aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicose e orientações dos profissionais de saúde da instituição. A ação é alusiva ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 14 de março, e foi organizada pela Med.Álise, responsável pela gestão do Serviço de Nefrologia, com o apoio da Santa Casa de Santos e Sociedade Brasileira de Nefrologia.

O evento é aberto ao público e os interessados em participar podem comparecer em frente ao Serviço de Nefrologia, onde haverá uma estrutura especial para atendimento da população.

 Dia Mundial do Rim

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no país a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.  https://dmr.sbn.org.br/

O tema da campanha deste ano é “Saúde dos rins (& exame de creatinina) para todos”. Atual e necessário, o tema confirma a busca por uma política de saúde inclusiva, que garanta equidade e permita o acesso ao diagnóstico e tratamento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no país e no mundo, no que tange à assistência à saúde renal, existem regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente, antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.

A doença renal é difícil de prever ou evitar, no entanto é possível reduzir as chances de desenvolvê-la atentando-se para os principais fatores de risco, como: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo, uso de algumas medicações e outros motivos que pode comprometer a função renal.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.