Meio ambiente

12 DE NOVEMBRO DE 2021

Santos se torna referência na cultura de preservação dos oceanos

Os oceanos passam a integrar a grade curricular nas escolas municipais, tornando Santos uma referência no setor. Evento ocorre na Ponta da Praia para comemorar a medida.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na década dos Oceanos, conforme proposta da Organização das Nações Unidas, Santos sai na frente e coloca o tema como pauta obrigatória na rede municipal de ensino.

Dessa forma, a ação, que virou lei durante evento realizado hoje (12), em Santos, vai tornar obrigatória a discussão sobre o tema, tornando-se uma referência para outras instituições de ensino não só do Brasil, mas também do exterior.

Assim, uma das razões desta ação tem relação direta com o trabalho desenvolvido pelo setor acadêmico, por meio de professores e estudantes da graduação e pós-graduação da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, à frente do projeto Ciência da Maré.

Não bastasse, o projeto, aliás, que foi o grande vencedor do prêmio do prêmio Jovem Brasileiro de 2021, ocorrido no dia 28 de outubro, na Capital.

Não bastasse, o evento atraiu mais de 500 mil pessoas, ao vivo, pelas redes sociais, e de forma presencial.

Assim, a mestranda do curso de Ciências do Mar da instituição, Luiza Amâncio, explicou a importância deste prêmio, que valoriza o programa Maré da Ciência.

Dessa forma, ela participou, junto a professora Tatiana Mantelli Mazzo, do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias desta sexta (12).

 

Escolas

Assim, os bons resultados da iniciativa ajudaram a transformar a ação social em algo a ser ampliado para toda a rede municipal.

Dessa forma, a cultura oceânica nas escolas municipais passa a ser obrigatória, por meio de lei municipal sancionada nesta sexta-feira (12), em Santos, pelo prefeito Rogério Santos (PSDB).

Não bastasse, a proposta, aliás, recebeu o apoio do vereador e ex-secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório (PSB).

A professora da Unifesp e co-coordenadora do programa Maré da Ciência, Tatiana Mantelli Mazzo, destacou da importância desta proposta que coloca Santos como pioneira no mundo na discussão sobre os oceanos em salas de aula.

Evento

Não bastasse, a docente também destaca que uma ampla programação ocorrerá neste sábado (13), na praça Vereador Luiz La Scala (junto ao Aquário), para comemorar o ato.

Além disso, a ação tem apoio internacional.

Afinal, biodiversidade marinha, poluição dos mares e preservação dos oceanos  são alguns dos focos de estudo da tripulação do veleiro-laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan.

A embarcação chegou a Santos proveniente do Rio de Janeiro nesta sexta (12).

Por sua vez, ela segue viagem pelo Oceano Atlântico em uma expedição que vai durar dois anos, atravessando cerca de 70 mil quilômetros – o roteiro inclui ainda os mares da Antártica e o litoral africano.

Dessa forma, neste sábado (13), das 9h às 13h, a Unifesp, Tara Foundation e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) programaram oficinas e atividades de conscientização sobre o meio ambiente marinho e brincadeiras com crianças na Praça do Aquário Municipal.

Assim, a Secretaria da Educação levará o projeto “Santos à luz da leitura”, com material relacionado aos oceanos, preparado pelos alunos da rede municipal.

E ainda: livros e brinquedos relacionados ao tema.

Às 9h30, no Auditório do Aquário Municipal, haverá uma discussão sobre sustentabilidade do oceano com especialistas brasileiros e estrangeiros, conforme programação abaixo.

Dessa forma, as vagas são limitadas.

 

Conferência Oceano Sustentável e a Cultura Oceânica – sábado (13)

Auditório do Aquário de Santos

Às 9:30h

Vagas Limitadas: necessário inscrição. Clique aqui e se inscreva.

9:30: Sessão de Abertura

Tatiana Martinelli Mazzo – Programa Maré de Ciência – UNIFESP

Márcio Gonçalves Paulo – Secretário do Meio Ambiente de Santos

Igor Dias Medeiros – Diretor do Instituto do Mar da UNIFESP

Omar Duarte Rodrigues – Gerente Sênior de Engajamento, Comunicação e Relacionamento Institucional – Fundação Grupo Boticário

9:45 – Oceano e Mudanças Climáticas

Hugo Sarmento, pesquisador, UFScar: Microbioma do oceano, um ecossistema essencial para o planeta

Emmanuel Boss, pesquisador, Universidade do Maine: Como a ciência antecipa os impactos do clima sobre o Oceano (apresentação em inglês)

10:10 h – Sessão de Perguntas

10:20h – Ciência e Cultura Oceânica

André Abreu, Fundação Tara Ocean: AtlantECO – ciência e engajamento social

Andrezza Justino Gozzo Andreotti, Programa Maré de Ciência – UNIFESP: Escola Azul e a Década do Oceano

10:30h – Encerramento

Mais detalhes neste link

Confira o programa completo sobre o tema no Jornal Enfoque- Manhã de Notícias

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.