Saúde

Santos está em campanha de prevenção do câncer bucal

A mobilização segue até dia 9, das 9h às 16h, junto à campanha de vacinação contra a gripe

23 de abril de 2014 - 09:13

Da Redação

Compartilhe

É hora de cuidar da saúde da boca. Esse é o chamamento que a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (22), com a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, nas unidades básicas e de saúde da família. A mobilização segue até dia 9, das 9h às 16h, junto à campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com o INCA, se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, 80% dos casos têm cura.

A proposta é de que os munícipes procurem a unidade de saúde para fazer o exame clínico da boca, que verifica a condição dos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e língua (bordas) e assoalho (região inferior). Não há necessidade de agendamento. Durante o exame, que dura em torno de 15 minutos, os dentistas verificam a existência de lesões, que podem ser ocasionadas, inclusive, pela falta de algum dente ou próteses mal adaptadas.

“Independentemente de estar contemplado nos grupos de vacina contra a gripe, quem tem um machucado ou ferida na boca que não cicatriza há mais de 15 dias deve passar por uma avaliação o mais rápido possível”, alerta a chefe da Seção de Atendimento à Rede e Prevenção em Saúde Bucal, Ercilla Maria Vargas Wiggert. Os casos suspeitos serão encaminhados para o centro de especialidades odontológicas da Zona Leste ou Noroeste.

LEIA TAMBÉM: