Santos passa a aplicar uma dose de vacina contra o HPV a partir desta terça | Boqnews
Foto: Carlos Nogueira/Arquivo

Vida +

15 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Santos passa a aplicar uma dose de vacina contra o HPV a partir desta terça

Em 2023, Santos alcançou um patamar inédito de cobertura vacinal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Seguindo a nota técnica nº 41/2024, do Ministério da Saúde, e posterior recomendação do Programa de Imunização do Estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde de Santos passa a adotar, a partir desta terça-feira (16), o esquema de oferecer apenas uma dose de vacina contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

Também será iniciada a estratégia de resgate dos adolescentes até 19 anos que não têm nenhuma dose da vacina para que garantam a sua proteção. Anteriormente, o esquema era considerado completo apenas após a segunda dose, que era oferecida seis meses após a primeira.

A estratégia de dose única não vale para quem é imunossuprimido ou foi vítima de violência sexual. Para estes, o esquema vacinal é mais longo. As vítimas de violência sexual ou imunossuprimidos de 9 a 14 anos tomam duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas. Já este público na faixa etária de 15 a 45 anos toma três doses, a segunda após 2 meses da primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira aplicação.

Além disso, pessoas de 9 a 45 anos consideradas em condições especiais (convivem com HIV/Aids, transplantados ou com câncer) devem tomar 3 doses da vacina contra o HPV, a segunda após 2 meses da primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira aplicação.

A partir de agora, pessoas com papilomatose respiratória recorrente também são contempladas. Devem ser vacinados, mediante apresentação de prescrição médica, a partir de 1 ano de idade, num esquema de 3 doses, a segunda após 2 meses da primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira aplicação.

A vacina contra o HPV continua disponível nas policlínicas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. E aos sábados, das 9h às 15h30, em unidades divulgadas às sextas-feiras nos canais de comunicação da Prefeitura de Santos.

É necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência de Santos e carteira de vacinação. Os imunossuprimidos e pacientes em condições especiais devem apresentar laudo médico. As pessoas com papilomatose respiratória recorrente devem apresentar prescrição médica. As vítimas de violência sexual são encaminhadas pelo serviço que realizou o primeiro atendimento médico.

Dessa forma, a decisão do Ministério da Saúde em reduzir o esquema vacinal das crianças e jovens saudáveis se baseia em evidências apresentadas em estudos científicos realizados nos últimos 10 anos de que uma dose de vacina contra o HPV pode fornecer proteção igual a duas ou três doses, a depender da idade.

Tais resultados, somados às dificuldades enfrentadas por muitos países na incorporação da vacinação contra o HPV, motivou a Organização Mundial da Saúde em 2022 e a Organização Pan-Americana da Saúde em 2023, após minuciosa análise dos seus comitês técnico-científicos, o posicionamento favorável à adoção de um esquema vacinal de dose única da vacina HPV para os jovens.

Em 2023, Santos alcançou um patamar inédito de cobertura vacinal contra o HPV, de 98,35% – acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

O resultado foi possível graças à adoção de várias estratégias para ampliar o acesso ao imunizante, como a aplicação das doses nas escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação; visita dos técnicos da Vigilância Epidemiológica às salas de vacina das policlínicas; oficinas e capacitações voltadas às atividades de vacinação de alta qualidade, em que são adotadas estratégias de vacinação considerando as características de cada local.

Em 2024, a imunização contra o HPV continua a obter bons resultados. Até março, 118% do total estimado para completar o esquema vacinal até o 3º mês do ano já havia retornado para a segunda dose – considerando o esquema então vigente.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.