Santos passa a disponibilizar mais 42,7 mil vagas para exames de imagem no SUS | Boqnews
Foto: Banco de Imagens Canva

Saúde

18 DE ABRIL DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Santos passa a disponibilizar mais 42,7 mil vagas para exames de imagem no SUS

Exames foram adquiridos pela Secretaria de Saúde de Santos para reduzir demanda reprimida no SUS

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir da última segunda-feira (17), começaram a ser realizados os primeiros 42,7 mil exames de imagem adquiridos pela Secretaria de Saúde de Santos para ampliar a oferta para o período de 1 ano e, assim, reduzir mais rapidamente a demanda reprimida no SUS.

Sendo assim, são exames de ultrassonografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiograma, cintilografia, eletroneuromiografia, métodos gráficos (holter, mapa, eletrocardiograma), radiologia (incluindo densitometria óssea) e eletroencefalograma.

Dessa forma, esses exames são realizados em prestadores de serviço privados e filantrópicos que participaram de licitações, iniciadas em dezembro de 2022 e cujos vencedores foram publicados no Diário Oficial de Santos durante o mês de março de 2023.

Depois, seguiram-se os demais ritos da administração pública, incluindo tempo para apresentação e julgamento de recursos, até a conclusão final dos processos de aquisição.

Além disso, foram investidos R$ 10 milhões na aquisição destes exames.

Desse modo, licitados na modalidade de ata de registro de preço, em que a SMS realiza o pagamento aos prestadores de acordo com o total de exames realizados.

Outros procedimentos estão em fase de aquisição, também por ata de registro de preço: manometria, audiometria, histeroscopia, endoscopia, colonoscopia e teste de processamento auditivo, avaliação urodinâmica, com previsão para disponibilizar mais 20 mil vagas.

“Avaliamos o número de exames especializados e verificamos que a quantidade disponibilizada não estava adequada à demanda, que aumentou nos últimos meses, com o retorno das pessoas ao cuidado após o período mais crítico da pandemia de covid-19. A crise econômica também trouxe novos usuários ao SUS. E precisamos ampliar a oferta de exames para melhorar a assistência à população”, afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.