Na próxima segunda-feira (31), o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto de Santos (OGMO – Santos) inicia a Campanha de Detecção, Prevenção e Orientação contra a Hepatite C, que tem como objetivo orientar os trabalhadores portuários quanto a formas de prevenção e tratamento para a doença. Em sua 7ª edição, a ação é realizada em parceria com a ONG Grupo Esperança, entidade que dá suporte a mais de quatro mil portadores da Hepatite C.
Os atendimentos acontecerão até o dia 11 de abril, de segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas, no Posto de Escalação 3. Durante este período, os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) passarão pela testagem rápida de triagem realizada no OGMO. Os que tiveram contato com o vírus serão encaminhados para confirmação do diagnóstico e, caso necessário, tratamento na rede especializada do Sistema Único de Saúde da região. É importante ressaltar que não é necessário estar em jejum para fazer o exame.
O presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, considera a realização da ação um importante fator na redução do índice de infectados entre os trabalhadores portuários, que no primeiro ano da Campanha (2008) era de 7,2% e em 2013, caiu para 1,6%. “A prevenção é a melhor forma de se combater a Hepatite C, que atualmente é a oitava causa de morte no Brasil. Todos estão expostos ao vírus, já que grande parte da contaminação acontece em atividades corriqueiras, como o compartilhamento de objetos perfurocortates, como alicates de unha, por exemplo”, explica Fragoso.
Familiares dos trabalhadores portuários maiores de 14 anos também poderão fazer a testagem rápida e obter informações sobre formas de prevenir a doença.
Hepatite C
Inflamação no fígado causada por vírus, a Hepatite C é considerada a mais grave entre os demais tipos da doença. A enfermidade pode se tornar crônica e, em alguns casos, leva ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer do fígado e até mesmo à morte. A Hepatite C é transmitida através de sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear e alicates de unha. A transmissão por relação sexual também é possível.
Serviço
O Posto de Escalação 3 fica localizado na Av. Mário Covas s/nº esquina com canal 6. Site: www.ogmo-santos.com.br