Santos tem dia D contra o sarampo neste sábado (15) | Boqnews
Foto: Isabela Carrari

Saúde

13 DE FEVEREIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Santos tem dia D contra o sarampo neste sábado (15)

Devem ir às policlínicas crianças e jovens de cinco a 19 anos, com esquema vacinal incompleto

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Neste sábado (15), Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, oito unidades de saúde de Santos ficarão abertas das 9h às 16h. Devem ir aos postos ou serem levadas pelos responsáveis, crianças e jovens de cinco a 19 anos de idade com esquema vacinal incompleto; quem já tomou duas doses não precisa tomar.

A campanha seletiva teve início no último dia 10 e seguirá até 13 de março.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação. Também é preciso levar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento (no caso de crianças) e o cartão SUS, se tiver.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Os bebês com seis meses também devem receber a chamada ‘dose zero’, que não é contabilizada no calendário.

De acordo com o programa estadual de imunização, crianças e adultos de um a 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. De 30 até 60 anos, é preciso ter, pelo menos, uma dose no histórico. Não há indicação para pessoas com mais de 61 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

Em 2019, foram aplicadas em Santos mais de 186 mil doses da vacina contra o sarampo. Nos dois últimos anos, foram superadas a cobertura mínima de 95% das crianças de um ano. No ano passado, foram confirmados 105 casos de sarampo entre residentes de Santos e, neste ano, cinco casos.

Febre Amarela

Neste sábado, Dia D, os postos de saúde também aplicarão a vacina contra a febre amarela para pessoas a partir de nove meses que ainda não estão imunizadas. A dose pode ser aplicada junto com a tríplice viral; caso haja necessidade, em pessoas a partir de dois anos de idade.

Em crianças com idade inferior. Será priorizada a vacina contra o sarampo e agendada a aplicação da vacina contra febre amarela para quatro semanas depois.

Policlínicas Dia D (sábado, 15)

  • Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº
  • Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº
  • Marapé – Rua São Judas Tadeu, 115
  • Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº
  • Aparecida – Av. Pedro Lessa, 1.728
  • Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607
  • Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 514 – Encruzilhada
  • Vila Mathias – Rua Xavier Pinheiro, 284

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.