São Paulo faz força-tarefa para vacinar 4,5 milhões contra hepatite B | Boqnews

Vida +

16 DE JANEIRO DE 2013

Siga-nos no Google Notícias!

São Paulo faz força-tarefa para vacinar 4,5 milhões contra hepatite B

O estado de São Paulo organiza nesta semana uma força-tarefa para imunizar 4,5 milhões de pessoas contra a hepatite B. A ação é voltada para pessoas na faixa de 15 a  29 anos de idade. Dados da Secretaria da Saúde indicam que apenas 67% da população nessa faixa etária estão imunizados contra a doença.   […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
O estado de São Paulo organiza nesta semana uma força-tarefa para imunizar 4,5 milhões de pessoas contra a hepatite B. A ação é voltada para pessoas na faixa de 15 a  29 anos de idade. Dados da Secretaria da Saúde indicam que apenas 67% da população nessa faixa etária estão imunizados contra a doença.
 
“A hepatite B é causada por um vírus, que é transmitido pelo contato com sangue contaminado e em relações sexuais sem camisinha. De 5% a 10% dos adultos e adolescentes infectados podem se tornar portadores crônicos desse vírus. E 20% dos portadores crônicos, no decorrer da vida, poderão desenvolver complicações como cirrose e tumor hepático”, diz a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato. 
 
A vacina está disponível em todos os postos de saúde do estado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17horas. “Não há contraindicação, é uma vacina de engenharia genética, inativada. A única possível contraindicação, que ocorre em situações extremamente raras, é uma reação alérgica”, explica Helena. 
 
Além das pessoas com até 29 anos de idade, também poderão ser vacinados gratuitamente contra hepatite B os que fazem parte de grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos e profissionais de saúde. A vacina também é recomendada para maiores de 29 anos, mas, neste caso, não é oferecida pelos postos de saúde.
 
Para ficar completamente protegida contra a doença, a pessoa precisa tomar três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada um mês depois da inicial e a terceira, após seis meses.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.