Saúde faz alerta sobre uso do paracetamol na prevenção da febre após a vacinação de crianças | Boqnews

Vida +

13 DE JANEIRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Saúde faz alerta sobre uso do paracetamol na prevenção da febre após a vacinação de crianças

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta para o uso do paracetamol como forma de prevenção de febre após a vacinação de crianças. A febre faz parte da resposta inflamatória habitual do organismo. Em geral, a febre que ocorre após a vacinação é autolimitada e sem conseqüências graves. O alerta está sendo dado […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta para o uso do paracetamol como forma de prevenção de febre após a vacinação de crianças. A febre faz parte da resposta inflamatória habitual do organismo. Em geral, a febre que ocorre após a vacinação é autolimitada e sem conseqüências graves.


O alerta está sendo dado baseado em estudo internacional onde ficou constatado que o uso profilático da medicação paracetamol pode interferir na resposta da vacina na criança.


A preocupação, para pais e profissionais de saúde, é que, em alguns casos, a febre pode causar convulsões. Por isso, tornou-se rotineiro em alguns locais o uso profilático do paracetamol ou de medicamentos antipiréticos.


“Estamos alertando para o uso indiscriminado da medicação como forma de prevenção em crianças saudáveis e sem histórico de convulsão. Já em crianças com histórico pessoal ou familiar de convulsão, ou crianças que apresentem febre superior a 39,5ºC, o uso da medicação é recomendado”, afirma Helena Sato, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde.


O estudo foi realizado em 459 crianças saudáveis, com idade entre 9 e 16 semanas que foram separadas em dois grupos. O primeiro recebeu doses do paracetamol como prevenção. Já o segundo grupo não recebeu a medicação. O estudo confirma que a resposta positiva da vacina em crianças que não receberam a medicação é melhor.


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.