Saúde masculina: saiba quais os exames são necessários para cada idade | Boqnews

Vida +

10 DE MAIO DE 2013

Siga-nos no Google Notícias!

Saúde masculina: saiba quais os exames são necessários para cada idade

Mesmo com a evolução da Medicina e toda a divulgação sobre as doenças que afetam os homens, estes ainda têm vergonha e preconceito de realizar visitas ao médico. De acordo com uma pesquisa realizada em 2012, com pacientes do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Mesmo com a evolução da Medicina e toda a divulgação sobre as doenças que afetam os homens, estes ainda têm vergonha e preconceito de realizar visitas ao médico. De acordo com uma pesquisa realizada em 2012, com pacientes do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 60% dos homens procuram um especialista apenas quando o caso já é considerado avançado e muitas vezes necessitam de intervenções cirúrgicas.
Isso se deve ao fato de que desde cedo, muitos dos meninos não são orientados a ir ao médico, diferente do que acontece com as meninas, que ao terem a primeira menstruação já criam o hábito de frequentar o ginecologista. Além disso, os meninos crescem com o conceito de que devem ser durões e de que doença é sinal de fraqueza.
Por crescerem com esses dogmas, alguns dos pacientes desconhecem suas condições de saúde e ignoram sintomas iniciais. Desta forma, facilitam que problemas comuns possam se transformar em casos graves. 
Quando o homem tem o hábito de realizar visitas ao médico, a probabilidade de encontrar um diagnóstico precoce é maior, permitindo assim, tratamento e recuperação mais eficientes e com maiores chances de cura. Sem falar nos gastos com o tratamento, que podem ser reduzidos.
Cuidados básicos
Alguns homens ainda desconhecem a prática, mas o autoexame dos testículos pode evitar o aparecimento de câncer. A ação deve ser realizada mensalmente, dos 15 aos 35 anos de idade. A indicação é de que seja feito após o banho, com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes.
A partir dos 50 anos, é recomendável o exame físico da próstata, também conhecido como exame de toque, que serve para diagnosticar o câncer de próstata. A doença é a mais comum entre os homens e está entre as que mais matam. O câncer pode ser evitado e o tratamento será menos invasivo se o paciente realizar anualmente o check-up que inclui coleta de sangue.
Fumantes devem ficar atentos. A fumaça do cigarro contém diversas substâncias químicas que são absorvidas pelo organismo e eliminadas pela urina, aumentando o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga. Além disso, o cigarro também pode obstruir os vasos sanguíneos, o que pode causar disfunção erétil, pois a circulação de sangue no pênis é menor. Outro cuidado importante à saúde dos homens é a utilização da camisinha nas relações sexuais. Exames preventivos devem ser feitos sempre.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.