Sensibilidade alimentar | Boqnews

Vida +

13 DE MARÇO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Sensibilidade alimentar

Observar qual tipo de ração e os componentes presentes na receita dos alimentos é indispensável para garantir a saúde dos animais de estimação. Tanto cães como gatos podem apresentar problemas decorrentes da alimentação que comem.Segundo o veterinário Carlos Eduardo Wingeter Urbas, apesar de alguns componentes estarem presentes na ração, outras substâncias com as quais o […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Observar qual tipo de ração e os componentes presentes na receita dos alimentos é indispensável para garantir a saúde dos animais de estimação. Tanto cães como gatos podem apresentar problemas decorrentes da alimentação que comem.



Segundo o veterinário Carlos Eduardo Wingeter Urbas, apesar de alguns componentes estarem presentes na ração, outras substâncias com as quais o animal tenha contato podem ocasionar problemas gastrointestinais.

“O que pode interferir na saúde dos animais não é, única e exclusivamente a ração, mas qualquer  substância química que venham a ingerir, ter contato ou aspirar. Entretanto, nas rações há agentes como corantes, conservantes, estabilizantes e flavorizantes que podem afetar animais com hipersensiblidade”.

O veterinário afirma que toda e qualquer doença relacionada à ração não está ligada à má qualidade, mas a minoria de cães alérgicos ou sensíveis a quaisquer destes componentes.

Para prevenir, a recomendação é alimentá-los exclusivamente com ração, pois elas já são produtos completos e, se houver algum problema, o diagnóstico será realizado com mais facilidade.

Gatos
No caso dos gatos, especialmente os machos, é possível surgirem doenças relacionadas ao trato urinário, mas que segundo o veterinário ocorrem pelas reações do próprio corpo.

“Antigamente as rações eram usadas com menor freqüência e não havia conhecimento dos efeitos a longo prazo. Após serem observadas alterações orgânicas, principalmente no trato urinário dos gatos, com maior frequência em machos, iniciou-se um processo de aprimoramento delas. Não é a questão de má qualidade, masde reações orgânicas, mesmo que o alimento seja de boa qualidade”, escalarece.

Tipos
A variedade de rações disponível ao consumidor permite que seja escolhida a que melhor se adapta à condição do animal. Existem alimentos destinados a filhotes, adultos, a animais de grande porte ou com outros problemas de saúde.

“Hoje as rações têm fórmulas  mais complexas, diferente de antigamente, onde só existiam dois tipos básicos: adulto e filhote. É possível encontrar rações voltadas para diferentes idades, portes, tipos de ambiente (interno ou externo) e para animais castrados ou não. Há também as marcas com finalidade medicamentosa usadas em casos que apresentam cardiopatia, obesidade, problemas urinários, hepáticos, diabetes e sensibilidade à origem da proteína”, afirma.

Entre os itens que o consumidor deve observar na hora da compra estão às condições da embalagem (se estiverem estufadas, não devem ser compradas), data de validade e furos. É importante também levar em consideração o local onde os sacos são armazenados.

“O local deve ser fresco, arejado, sem incidência de sol, sem umidade, nem estar em contato com o chão ou com produtos químicos. Rações a granel ou fora da embalagem original e de difícil comercialização também devem ser evitadas”, finaliza o veterinário.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.