SP lança Unidade Móvel de reabilitação para pessoas com deficiência física | Boqnews

Vida +

02 DE DEZEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

SP lança Unidade Móvel de reabilitação para pessoas com deficiência física

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lança nesta quarta-feira, 3 de dezembro, às 15h, a Unidade Móvel de Reabilitação Rede Lucy Montoro e o programa educativo Sinal Verde. A secretária Linamara Rizzo Battistella participa do evento, que marca a comemoração pelo Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência.A Unidade Móvel […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lança nesta quarta-feira, 3 de dezembro, às 15h, a Unidade Móvel de Reabilitação Rede Lucy Montoro e o programa educativo Sinal Verde. A secretária Linamara Rizzo Battistella participa do evento, que marca a comemoração pelo Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A Unidade Móvel de Reabilitação Rede Lucy Montoro, inédita no país, vai percorrer os municípios do Estado de São Paulo onde levará atendimento às pessoas com deficiência. Além de avaliação médica, fornecerá recursos necessários de órteses e próteses e cadeiras de rodas.
A primeira viagem da Unidade Móvel deverá acontecer na segunda semana de dezembro e a região escolhida foi o Vale do Paraíba. Os atendimentos serão feitos baseados na demanda registrada pela Secretaria de Estado da Saúde nos municípios de São Paulo.


A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento x 2,70m de largura, pesa 20 toneladas, levou três meses para ser montada e adaptada, e contou com o trabalho de 10 profissionais. Além de elevador hidráulico para atender a pessoa em cadeira de rodas e o paciente com maca, a Unidade dispõe de banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência.

A Unidade possui um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde farão o atendimento (dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro).


Além da Unidade Móvel de Reabilitação, a Rede Lucy Montoro será composta por seis unidades em diversas regiões do estado. Já foram lançadas as Pedras Fundamentais das unidades de Campinas, Marília e São Paulo, e, em breve, devem ser lançadas unidades em Santos e em outras duas em cidades a serem definidas.

O Governo do Estado de São Paulo investirá, nos próximos dois anos, R$ 52 milhões na construção das seis unidades.

A proposta da Rede é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.

As unidades empregarão uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação.


Sinal Verde


O programa educativo “Sinal Verde – um novo olhar sobre a lesão medular”, será aplicado em treinamento de profissionais de postos de saúde, hospitais estaduais e municipais para atenderem de forma adequada pessoas com lesão medular. 

A primeira tiragem será de mil exemplares, contendo um DVD com depoimentos de profissionais do Hospital das Clínicas, além de imagens e depoimentos das próprias pessoas com deficiência, uma cartilha com os cuidados que a pessoa precisa ter em sua vida e a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

Serviço


Lançamento da Unidade Móvel de Reabilitação Lucy Montoro e do programa educativo Sinal Verde :


Data: 3 de dezembro
Horário: 15h
Local: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Barra Funda – Memorial da América Latina – Portão 10


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.