Trabalho Inerte | Boqnews

Vida +

25 DE FEVEREIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Trabalho Inerte

Horas sentado, estresse, má alimentação e cansaço são os fatores principais de queixa na rotina de um escritório. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o sedentarismo é hoje o quarto maior fator de risco de mortalidade no mundo e agente desencadeador de doenças. Estudos revelam que pelo menos 21% dos tumores malignos na mama e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Horas sentado, estresse, má alimentação e cansaço são os fatores principais de queixa na rotina de um escritório. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o sedentarismo é hoje o quarto maior fator de risco de mortalidade no mundo e agente desencadeador de doenças. Estudos revelam que pelo menos 21% dos tumores malignos na mama e no cólon, 27% dos casos de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas são resultados do sedentarismo.

Aliar hábitos saudáveis à rotina do escritório se torna imprescindível para manter uma melhor qualidade de vida, melhor relacionamento com a família, amigos e mais saúde.

Doenças

De acordo com o endocrinologista Josivan Lima, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), uma rotina sedentária nesses ambientes facilita o desenvolvimento de diabetes, hipertensão, dislipidemia, ou seja, elevação nas taxas de gordura no sangue, infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e artroses.

Por isso, o ideal é que as pessoas se movimentem mais. “Na empresa, devemos nos levantar, deixar e receber o cliente ou paciente na porta e fazer  tarefas em pé, como ler um artigo ou relatório. Isso, por mais simples que seja, fará diferença na queima de calorias ao final de um mês ou um ano”, afirma.

Alimentação

O  médico recomenda adequar os hábitos alimentares à rotina de trabalho. “Caso a alimentação em casa for balanceada, uma ação que auxilia contra o sedentarismo é levar a comida do jantar para o almoço, pois ajuda a limitar a quantidade de alimento ingerido, ao contrário de ir ao self-service diariamente, onde é mais fácil exagerar nas quantidades e tipos de alimentos”, conta.

Porém, a nutricionista Carolina Godoy, do Instituto Minha Escolha, que promove a campanha Escolha Saúde contra o sedentarismo no trabalho, diz que é necessário tomar cuidado com a conservação deste alimento. Segundo a nutricionista, outro fator agravante é comer em frente ao computador. “Mesmo almoçando no escritório, é importante reservar poucos minutos para prestar atenção na comida e mastigar bem os alimentos”, conta.

Durante o dia, sem comprometer o almoço ou jantar comer pequenos lanches está liberado. “Opções não faltam como frutas, barrinhas, iogurte desnatado, gelatina diet, frutas secas e desidratadas, bebida de soja e bastante água. Muitas pessoas acham que alimentos industrializados nunca são saudáveis, mas na verdade, sabendo fazer boas escolhas eles podem sim fazer parte de uma alimentação equilibrada”, afirma. O cafezinho com adoçante também está liberado, mas as bolachas amanteigadas e recheadasdevem ser evitadas.

Ginástica Laboral

Uma solução para o problema está tomando conta de empresas de diversos segmentos. A Ginástica Laboral é uma atividade física leve e de curta duração que consiste na prática de exercícios  de compensação para movimentos repetitivos, para a ausência de movimentos ou, ainda, posturas incorretas no local de trabalho.

De acordo com Superintendente de Recursos Humanos da Usiminas de Cubatão, Claudio Luna Scalise, o programa de ginástica laboral começou na Usina em 2004 como um projeto piloto na área de Tecnologia da Informação. ” Na fase atual, o projeto atende todas as áreas administrativas, contemplando cerca de 1.100 empregados”, conta.

Quatro professores de Educação Física comandam os exercícios, com cerca de 15 minutos, realizados duas vezes por semana em cada departamento. Segundo Scalise, além do benefício da prática de exercícios, o programa também contribui para o relacionamento interpessoal, motivação e disposição dos participantes.

De acordo com Ana Elisabete de Carvalho, uma das professoras de Educação Física responsáveis pelo Programa na Usiminas, são poucos minutos de exercícios, que trazem grandes retornos. “Como exemplo a consciência corporal e de postura nas atividades diárias, diminuição do estresse e, muitas vezes, contribui para que o participante se sinta motivado a intensificar a prática esportiva. Com isso,  observamos que os empregados respondem de maneira positiva à atividade”, finaliza.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.