Treinamento funcional é aliado para evitar lesões | Boqnews
Foto: Divulgação

Exercício

25 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Treinamento funcional é aliado para evitar lesões

O treino funcional é uma das atividades que vem ganhando diversos adeptos por causa dos seus benefícios

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

treinofuncionalO treino funcional é uma das atividades que vem ganhando diversos adeptos por causa dos seus benefícios que não abrangem somente a saúde, mas também é indicado para prevenir lesões durante o esporte. Além de exercitar os músculos, os exercícios realizados no treino funcional evita lesões que podem comprometer os membros inferiores.

De acordo com o André Cano Fernandez, Educador Físico e Especialista em Treino Funcional, o principal objetivo do treinamento funcional é melhorar a execução dos movimentos. “É natural que com o tempo ocorra um desgaste nas articulações. A melhor forma de prevenir esses danos provocados pelo envelhecimento é exercitando os músculos. Além disso, outros fatores como maus hábitos posturais e sedentarismo também podem contribuir para o surgimento de lesões”, explica.

Fortalecimento e Queima de Calorias
A ideia principal é que o treino físico seja adaptado à funcionalidade dos movimentos do dia a dia, ou de uma modalidade específica de esporte. Portanto, além de trabalho muscular e alongamento, o repertório inclui exercícios de resistência física, equilíbrio e coordenação motora. O resultado, além do fortalecimento muscular e do ganho de agilidade, é a prevenção de lesões e a melhora na qualidade de vida.

“Os exercícios são elaborados com uma sequência utilizando bases instáveis, como pranchas, bastões, bolas acionando os músculos e articulações de forma global”, afirma André. Movimentos do próprio corpo como empurrar, puxar, agachar, girar e lançar também são utilizados nas aulas de treino funcional. Além disso, ao mesmo tempo em que o aluno fortalece a musculatura ele também queima calorias. “O aluno também apresenta uma melhora na coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória”, ressalta o especialista.

Exercite-se
Se o seu objetivo é fortalecer os braços, abdômen, pernas, anote estas dicas de exercícios realizados no treino funcional:

Pernas
Agachamento com o bosu invertido
Fique em pé sobre o bosu invertido, mantenha as pernas paralelas e semiflexionadas e mãos na cintura. Depois flexione os joelhos sem deixar que ultrapassem a linha da ponta dos pés. Leve as mãos para a frente para conseguir estabilizar o movimento. Realize 3 séries de 12 repetições, com intervalos de 1 minuto.

Escalada
Permaneça na posição de flexão de braço (mãos no chão e braços estendidos na linha dos ombros) Deixe uma perna estendida para trás e a outra flexionada na direção do peito. Faça o movimento como se estivesse escalando, movimente as pernas alternadamente, levando o joelho em direção ao peito. Repita esse exercício 20 vezes.

Braços
Medicine Ball
Em pé e com as pernas afastadas na largura dos quadris, deixe os joelhos semiflexionados e os pés paralelos. Segure uma medicine ball de 2 ou 3kg e faça o movimento de agachamento. Agache até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus. Leve a bola à frente, na linha do peito, com os braços estendidos. Repita 15 vezes.

Remada em suspensão no TRX
Em pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros, segure as cordas do TRX e incline o corpo para trás. O ideal é deixar a coluna alinhada e os braços semiflexionados. Puxe o corpo para frente e volte, mantendo os ombros relaxados. Faça esse movimento 12 vezes.

Abdômen
Extensão lombar no bosu
Com o abdome apoiado no bosu, as pernas devem permanecer estendidas com os pés apoiados no chão e os braços flexionados na altura das orelhas. Empurre o tronco para trás, estendendo os músculos da região lombar, e retorne. Faça 3 séries de 15 repetições, descansando por 30 segundos.

Prancha na fit Ball com elevação de quadril
Fique na posição de prancha e apoie as canelas sobre a bola. Sem flexionar os joelhos, leve a bola em direção às mãos e volte à posição inicial. Faça três séries de 12 repetições.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.