Trocas e fios brancos são os vilões para quem preza a saúde capilar | Boqnews

Vida+

11 DE ABRIL DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Trocas e fios brancos são os vilões para quem preza a saúde capilar

Conheça as razões que originam esses problemas desagradáveis

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Para muitos, a manutenção estética está no topo da lista das preocupações do dia-a-dia. Dentro disso, talvez os cabelos sejam o fator que recebe mais atenção, sobretudo no público feminino, que preza pela beleza e saúde de seus fios.

Via de regra, a perda capilar e os fios brancos costumam provocar certo desconforto nas mulheres mais vaidosas. Para remediar o problema, muitas vezes elas buscam métodos que acabam agindo de forma contrária e prejudicando ainda mais o cabelo.

O médico dermatologista Octavio Moares Júnior explica que, na verdade, normalmente os fios não são perdidos, mas trocados.
Isso acontece porque o tempo de vida médio deles varia entre dois e seis anos dependendo do tipo e da região onde ele se encontra. “Dessa forma, há uma troca contínua que as pessoas entendem erroneamente como perda”, esclarece.

Motivos
Nas mulheres, a grande razão para a troca acelerada são os procedimentos químicos aos quais os cabelos são submetidos. As famosas escovas, alisamentos, descolorações e tinturas. “Alterações hormonais ou metabólicas também podem ser causa e devem ser pesquisadas”, alerta.

Fios brancos
A cor dos cabelos é originada por meio de um pigmento chamado melanina. É justamente por causa da ausência desse composto nas células capilares que os fios brancos surgem.

Segundo Moraes, embora o motivo não esteja totalmente esclarecido, fica implícito que os fios brancos estão relacionados com a idade das células e que aparentemente homens e mulheres são afetados de forma igual.

Opções de tratamento
As alternativas são inúmeras, cada uma indicada para casos específicos, inclusive o implante folicular, quando cabelos são transferidos de uma região (normalmente da nuca) para outra. Contudo, o dermatologista ressalta que é preciso saber o que está acontecendo para procurar, se possível, interferir no processo.

Quanto aos cuidados na hora de escolher a tintura, o profissional recomendou testar o produto na pele, área interna do braço ou na nuca para evitar uma surpresa desagradável.

Um produto frequente nesse sentido é a parafenilenodiamina, presente nas tinturas escuras que nos indivíduos sensíveis provoca uma desagradável reação alérgica.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.