Unimes cria programa de combate ao câncer | Boqnews
Foto: Divulgação Programa de Combate ao Câncer

Saúde

05 DE ABRIL DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Unimes cria programa de combate ao câncer

Criação do projeto foi motivada pela trajetória de estudante de Medicina da universidade, que venceu o câncer de mama

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), por meio do Centro Acadêmico Drº José Martins Fontes (CAMF), vão lançar o Programa Giovana Pascoal de Combate ao Câncer.

O objetivo é promover campanhas comunitárias e informativas. Além disso, palestras, congressos e mutirões que beneficiem a população do Estado de São Paulo.

O lançamento do programa será realizado nesta segunda-feira (8), dia mundial de combate ao câncer. Será às 19h30, no auditório do Campus Rosinha Viegas. O endereço é Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15, Encruzilhada, Santos.

A cerimônia de lançamento vai contar com a diretoria acadêmica da Unimes, representada pela pró-reitora acadêmica, professora Dra. Elaine Marcílio, professor Dr. Gustavo Duarte Mendes e a coordenadora de Extensão da Unimes, Marcia Tubel.

Além disso, também estarão presentes Gilze Francisco (presidente do Instituto NeoMama), Graciele Lacerda (digital influencer, idealizadora do canal “Eduque Seu Peso” e noiva do cantor Zezé di Camargo), Rosana Valle (jornalista e deputada federal), Vagner Carvalho (superintendente do Hospital ITACI) e demais autoridades.

Na ocasião, serão entregues o Prêmio de Responsabilidade aos apoiadores.

Ideia

A iniciativa do programa partiu do presidente do CAMF, Alexandre Catena Volpe, e da presidente adjunta, Isabel Doria Rigueiro. Ambos discentes de Medicina, se inspiraram na história de sua colega de curso.

“A gente viu na pele a situação da Giovana e sabemos o quanto é importante se engajar na questão do câncer. A nossa intenção é aproximar futuros médicos da realidade que o País se insere, com o aumento dos casos de câncer por conta de hábitos de vida e até do envelhecimento da população. Nesse programa, vamos abranger várias idades, desde crianças a adultos, mulheres, homens… Entregamos brinquedos, gorros no inverno, doações de cabelo e mutirões em parceria com o poder público e privado”, disse Alexandre.

Inspiração

Giovana Pascoal, de 35 anos, superou um câncer de mama durante os estudos na Unimes. Diagnosticada há mais de um ano com a doença, passou por oito sessões de quimioterapia. Elas aconteceram entre os meses de abril a setembro de 2017.

Posteriormente, em outubro de 2018, fez a mastectomia bilateral, uma intervenção cirúrgica mais avançada

“Sequer passou por perto de mim o medo da morte e a vontade de abandonar meus estudos, quis lutar até quando pude para seguir com eles e me formar em 2019 com meus colegas. E de fato, não foi fácil, mais consegui”, contou.

Na Liga Acadêmica de Mastologia da Unimes, a primeira de nível acadêmico na Baixada Santista, Giovana mostrou paixão pelos trabalhos comunitários já realizados. Especialmente visando ajudar outras pessoas, sobretudo mulheres que também foram diagnosticadas com o câncer de mama.

Programa de Combate ao Câncer

Apesar das dificuldades, nunca passou pela cabeça da estudante desistir do cotidiano social e de estudos na Universidade. Foto: Divulgação/Unimes

Engajamento

“Mas nunca me passou pela cabeça ter um programa que levasse meu nome. A princípio, o Alexandre e a Isabel perguntaram o que eu acharia desse projeto e se ajudaria, e prontamente aceitei. Quando recebi o documento, com meu nome, fiquei emocionada. A repercussão na Universidade tem sido grande, os alunos querem ajudar e isso tem sido gratificante”, comentou a aluna, que está no último ano de Medicina.

Além disso, a pró-reitora da Unimes, Dra Elaine Marcílio reforça a participação dos alunos nos projetos sociais.

“Em nome da reitoria e da pró-reitoria acadêmica, a Unimes fica muito feliz com essas iniciativas dos alunos. Elas demonstram a formação de excelência que estão adquirindo na Universidade, não apenas tecnicista e científica, mas principalmente voltada ao social. Cada vez mais preocupados com aspectos da cidadania e solidariedade. Todos estão muito engajados e participativos, envolvendo a reitoria da Unimes e os poderes público e o privado”, afirma.

“Esse programa de Combate ao Câncer, importantíssimo, porque é a segunda doença que mais causa mortes no País, traz um lado humanizado, a figura de uma aluna que sobreviveu ao câncer de mama, dando exemplo de superação e equilíbrio emocional a outros jovens. A reitoria está muito feliz e sempre aberta às atividades em prol da comunidade”, completa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.