Unimes promove mutirão preventivo de câncer labial para ambulantes | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

22 DE NOVEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Unimes promove mutirão preventivo de câncer labial para ambulantes

Ação será realizada neste sábado (23), das 10h30 às 13h, por estudantes de odontologia e medicina

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a estação do verão se aproximando, os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados.

Especialmente para quem faz do “escritório” a sua praia e acaba negligenciando o uso do filtro solar.

Assim, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) promove, em parceria com a Prefeitura de Santos, a “Campanha de Prevenção ao Câncer Labial”.

Ela é direcionada a ambulantes que trabalham nas praias e pela orla de Santos.

A iniciativa é da Faculdade de Odontologia de Santos (FOS-Unimes). Serão 40 estudantes da graduação com mais seis professores e 10 profissionais da Prefeitura na supervisão.

O mutirão preventivo será realizado neste sábado (23), das 10h30 às 13h. Ocorrerá em toda a orla das praias de Santos, que vai do Emissário até o Canal 6, na altura do Aquário Municipal.

A expectativa é de que 400 ambulantes recebam orientação preventiva; avaliação bucal; informações em folders sobre câncer labial; e, além disso, possível encaminhamento à Clínica Odontológica da Unimes, caso seja necessário.

“O principal fator etiológico do câncer labial é a exposição solar. Por esse motivo, escolhemos este público, que trabalha diariamente num local onde a exposição solar é prevalente”, esclarece Caio Roman-Torres, dentista e professor do curso de Odontologia da Unimes.

Ampliação

A intenção inicial do docente era direcionar a campanha somente aos ambulantes fixos. Entretanto, devido ao alto engajamento dos estudantes, a campanha será ampliada.

“Vamos estender, também, aos ambulantes itinerantes, que saem com seus carrinhos pela praia e até fora da orla. Entendemos que eles acabam fazendo parte do grupo de maior probabilidade de incidência do câncer labial, pela falta de proteção constante”.

Além disso, a Liga Acadêmica de Dermatologia do curso de Medicina da Unimes vai participar ativamente na campanha. Serão aplicados questionários com 20 perguntas relacionadas aos níveis de prevenção à exposição solar.

Por fim, também serão distribuídas amostras grátis de protetor solar para os trabalhadores. Serão oferecidas pela marca Pro Summer, outra parceira da campanha promovida pela Unimes em mais uma ação público-privada.

“Essa pesquisa possui fins acadêmicos e visa avaliar como essa categoria tem se comportado quanto ao uso do protetor solar labial. A pesquisa será feita neste momento e, posteriormente, queremos retornar a conversar com os mesmos ambulantes que atendermos na época do Carnaval de 2020. Para avaliar se eles melhoraram seus hábitos preventivos após nossa campanha. Se essas medidas forem eficazes, pode se tornar uma política pública importante para o município”, explicou Roman-Torres.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.