Veja como evitar problemas de saúde nas viagens de verão | Boqnews
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Precaução

29 DE DEZEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Veja como evitar problemas de saúde nas viagens de verão

Antes de viajar, é comum lembrarmos da revisão no carro e conferir os documentos, mas a saúde sempre fica em segundo plano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

veraoAntes de viajar, é comum lembrarmos de fazer a revisão no carro e conferir os documentos necessários, mas o que sempre fica em segundo plano no checklist de férias de verão é o tempo para saúde. Para que você tenha férias tranquilas, o ideal é tomar alguns cuidados básicos com a sua saúde como alimentar-se de forma saudável, ingerir bastante líquido e fazer exercícios regularmente.

Lembre-se de ficar atento com a procedência dos alimentos e líquidos durante sua viagem. Adotar alguns cuidados podem evitar uma visita de urgência ao hospital durante o momento de lazer, especialmente por ser uma estação de grande surgimento de doenças. “Como o calor e a umidade favorecem a proliferação de bactérias, é preciso redobrar os cuidados com a higiene, tanto alimentar quanto pessoal”, alerta o médico clínico Eduardo de Miranda Corrêa.

Veja as enfermidades mais frequentes, saiba como se prevenir e ficar só com a melhor parte da estação:

Desidratação – agrava com o consumo de bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois acelera a perda de líquido natural do corpo. Os sintomas vão desde secura da pele e da boca, tontura, diminuição da urina e até convulsões. Nesse caso, beba soro caseiro ou cerca de 2 a 3 litros de água para manter-se hidratado.

Hepatite A e infecções gastrointestinais – provocam náuseas, diarreias e vômitos. O ideal é evitar contato com águas poluídas, comidas na praia e servidas em locais com má conservação e sem saneamento básico. Prefira frutas, verduras e legumes ricos em água como chuchu, tomate, maçã e melancia.

Brotoeja e insolação – podem ser evitadas passando protetor solar 15 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia e evitar exposição entre às 10 e 15 horas. Para reforçar a proteção, dê preferência ao uso de chapéu ou boné e roupas leves e claras que absorvam menos o calor.

Conjuntivite – incluem os sintomas de vermelhidão, inchaço, coceira e sensação de ardência nos olhos. Lavar bem as mãos antes de tocar os olhos e evitar compartilhar pertences como óculos e toalhas ajuda a prevenir a enfermidade.

Dengue, Zica e Chikungunya – têm como prevenção o uso de repelentes contra insetos e o cuidado de esvaziar recipientes com água parada, onde o mosquito costuma colocar seus ovos. Fique atento principalmente se for viajar para o Nordeste e outros locais que têm enfrentado epidemias dessas doenças.

Micoses – surgem a partir da proliferação de fungos, com a combinação do calor e a umidade. Causam infecções que provocam coceira, pele descamativa e manchas brancas ou vermelhas na pele. Secar bem o corpo e não permanecer com roupas molhadas evita o problema.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.